Topo

Gilmar: CPI da Lava Toga é 'inconstitucional' e seria derrubada no STF

Do UOL, em Brasília

15/09/2019 01h01

Em entrevista aos jornalistas Tales Faria, chefe da sucursal do UOL em Brasília, e Thaís Arbex, da Folha de S.Paulo, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da "Lava Toga" seria inconstitucional e terminaria arquivada pela própria Corte.

"Se essa CPI fosse instalada, ela não produziria nenhum resultado. Certamente o próprio Supremo mandaria trancá-la", afirmou o ministro, primeiro convidado do programa de entrevistas conjuntas de UOL e Folha.

Na conversa, Gilmar afirmou que os signatários do pedido da CPI sabem da inconstitucionalidade da medida, mas devem avançar com a proposta para "ecoar isso" e "continuar com a vantagem do debate e da repercussão na mídia".

O ministro também falou sobre a Operação Lava Jato (que tem "méritos", mas cometeu "crimes"), criticou elogios recentes à ditadura militar e abordou o julgamento no STF que pode conceder liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Acho que entre outubro e novembro nós julgamos isso", afirmou.

A entrevista também pode ser assistida em vídeo, na íntegra, no YouTube do UOL.

Estúdio compartilhado por UOL e Folha em Brasília

A estreia do programa de entrevistas de UOL e Folha também marcou a reinauguração do estúdio compartilhado pelas redações dos dois veículos em Brasília.

O local abrigará entrevistas aos principais nomes do poder e da sociedade civil.

Conteúdo disponível em podcast

A entrevista a Gilmar Mendes também integra a série de podcasts UOL Entrevista, lançado em julho

O podcast UOL Entrevista pode ser acessado nas páginas oficiais do UOL, YouTube do UOL, além de aplicativos como o Spotify e Apple Podcast. Além desse conteúdo, você pode ouvir outros podcasts do UOL, como o Baixo Clero e o Ficha Criminal.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar --no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Para ouvir podcasts, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts. Depois, basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado.