Gleisi: "Lula agradecerá vigília e irá para sindicato ao deixar prisão"
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse esperar a soltura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda hoje após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em proibir a prisão após condenação em segunda instância. Em entrevista coletiva, a deputada federal afirmou que os planos do ex-presidente são visitar as pessoas que fizeram a vigília por sua liberdade e ir para o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
"O presidente está muito tranquilo, sereno e sem pressa. Nós estamos com pressa e queremos que ele saia hoje daqui. Buscamos que a decisão do STF se concretize. A primeira coisa que ele vai fazer é ir para a vigília, abraçar o pessoal, agradecer", disse. "Ele acha muito significativo. Depois ele vai para São Paulo e vai para o Sindicato dos Metalúrgicos e vai se manifestar lá."
Lula está preso na sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba desde 7 de abril de 2018 por conta do caso do tríplex. A condenação já foi confirmada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que seria uma espécie de terceira instância, mas ainda não foi analisada pelo STF.
O ex-presidente já cumpriu um sexto de sua pena, de oito anos e dez meses, e aguardava uma decisão do Supremo sobre um recurso para ir ao semiaberto. Lebbos, que poderia ter autorizado a progressão de regime do ex-presidente, preferiu transferir a decisão para o STF.
A Lava Jato já havia se mostrado favorável a que Lula deixasse o regime fechado. A defesa argumenta que, por essa manifestação da força-tarefa, não haveria o que discutir a respeito da libertação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.