Topo

Em 1º discurso livre, Lula agradece militantes e ataca PF e MPF

Alex Tajra e Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 18h02Atualizada em 08/11/2019 20h21

Resumo da notícia

  • Lula deixou a prisão após quase 20 meses
  • Ontem, STF declarou inconstitucional prender condenados em 2ª instância
  • O ex-presidente discursou para a militância que o aguardava em Curitiba
  • São Bernardo do Campo deve ser sua próxima parada

Em seu primeiro pronunciamento depois de sair da prisão, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu hoje a militância que permaneceu em Curitiba durante os quase 19 meses em que ele esteve preso. O ex-presidente também atacou a Polícia Federal (PF), em cujo prédio no Paraná Lula cumpriu prisão, e o Ministério Público Federal (MPF).

O ex-presidente Lula saiu no fim da tarde de hoje da prisão da PF em Curitiba após decisão judicial e subiu diretamente em um palanque para falar com os cerca de 200 militantes presentes no local.

"580 dias gritaram aqui: 'bom dia, Lula, boa tarde, Lula, boa noite, Lula. Não importa se estivesse chovendo, que estivesse 40 graus, que estivesse zero grau. Todo santo dia, vocês eram o alimento da democracia", afirmou.

Na sequência, criticou forças da Justiça. "Trabalharam para tentar criminalizar a esquerda, o PT, o Lula. E eu não poderia ir embora daqui sem poder cumprimentar vocês [mlitantes]".

"Eu quero dizer para vocês que, se pegar o [Deltan] Dallagnol, se pegar o [Sergio] Moro, se pegar alguns delegados que fizeram inquérito, enfiar um dentro do outro e bater no liquidificador, o que sobrar não é 10% da honestidade que eu represento nesse país", afirmou Lula no discurso.

Lula deixa a prisão

UOL Notícias

Sem ódio

"Saio daqui sem ódio. Aos 74 anos, meu coração só tem espaço para o amor, porque o amor vai vencer nesse país. Eles têm que saber que o nordestino, que nasceu em Garanhuns (PE), que passou fome e que veio para São Paulo e não morreu de fome até os 74 anos de idade, não tem nada que me vença."

"Eu saio daqui, quero que vocês saibam, que saio com o maior sentimento de agradecimento que um ser humano pode ter pelo outro. É o que tenho por vocês. Não tenho mágoa dos policiais federais, dos carcereiros, de ninguém", complementou.

Lula disse também que assistiu pela televisão a divulgação de dados do IBGE que apontam que "o Brasil não melhorou. Piorou. O povo está trabalhando de Uber, de bicicleta para entregar pizza. Está trabalhando sem o menor respeito".

"Eu queria dizer ao ministro Sergio Moro que eles não prenderam um homem, eles tentaram matar uma ideia. Mas ideia não desaparece e eu quero lutar porque se existe uma quadrilha é da maracutaia que eles fizeram."

Noiva

Lula beija a namorada - Reprodução - Reprodução
Lula beija a namorada ao deixar a prisão
Imagem: Reprodução

Ainda no primeiro discurso, Lula apresentou a socióloga Rosangela Silva como noiva. "Eu consegui a proeza de, preso, arrumar uma namorada", disse o ex-presidente para uma multidão que o aguardava na sede da PF. Pouco depois, os dois se beijaram e arrancaram aplausos.

Mais cedo, Rosangela publicou em suas redes sociais: "Amanhã eu vou te buscar! Me espera!!". O relacionamento fora revelado em maio pelo ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira, conforme revelado pela Folha.

Próximos passos

Amanhã, o ex-presidente é aguardado para um ato no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, onde deve fazer um pronunciamento.

A decisão da soltura de Lula coube ao juiz Danilo Pereira Jr., que substitui Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba. Lebbos, que está em férias, é a responsável pela execução da pena de Lula.

Lula beija a namorada durante discurso em Curitiba

UOL Notícias

Lula foi beneficiado pela decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que, em julgamento finalizado ontem, proibiu prisão após condenação em segunda instância, caso de Lula. A defesa do ex-presidente havia entrado com o pedido de soltura no final da manhã de hoje.

"Determino, em face das situações já verificadas no curso do processo, que as autoridades públicas e os advogados do réu ajustem os protocolos de segurança para o adequado cumprimento da ordem, evitando-se situações de tumulto e risco à segurança pública", escreveu o juiz em seu despacho.

O magistrado citou o "efeito vinculante" da decisão do STF. "Observa-se que a presente execução iniciou-se exclusivamente em virtude da confirmação da sentença condenatória em segundo grau, não existindo qualquer outro fundamento fático para o início do cumprimento das penas.", afirmou Pereira Jr. na decisão.

Após protocolar o pedido, Zanin foi à sede da Justiça Federal em Curitiba para falar com o juiz.

O ex-presidente estava preso na capital paranaense desde abril de 2018 em razão da sentença que recebeu no processo do tríplex, derivado da Operação Lava Jato. A condenação foi confirmada pelo STJ (Superior do Tribunal de Justiça), uma espécie de terceira instância. O caso ainda será encaminhado ao STF.

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.