Topo

Presumi que seria muito parecido com a história de Snowden, diz Glenn a NYT

Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo -
Fátima Meira/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

25/01/2020 16h47

Resumo da notícia

  • Glenn Greenwald disse ao The New York Times que não esperava ser denunciado pelo vazamentos de mensagens de responsáveis da Lava jato
  • O jornalista acreditava em um desenrolar semelhante ao caso de Edward Snowden
  • Afirmou ainda que a acusação do MPF é uma tentativa de atacar a imprensa

Denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal), o jornalista americano Glenn Greenwald disse ao The New York times que esperava que a publicação das matérias com mensagens hackeadas de integrantes da Operação Lava Jato tivesse desenrolar semelhante ao caso Edward Snowden. "Eu presumi que [a divulgação das mensagens hackeadas de integrantes da Lava Jato] seria muito parecida com a história de Snowden", descreve um trecho da matéria veiculada neste sábado.

Em outra parte, o The New York Times usa uma declaração de Glenn, um dos fundadores do site The Intercept, para mostrar como ele não pensava que seria denunciado. "Eu saberei como lidar com isto [vazamentos]". Mas o jornal avalia na linha seguinte que o americano subestimou a situação e que agora ele está no "centro de uma tempestade de fogo na política brasileira".

O motivo apontado é que na última semana o fundador do The Intercept foi acusado pelo Ministério Público Federal de invadir celulares de autoridades brasileiras. Glenn não foi investigado por causa de uma decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. Mesmo assim, ele foi denunciado pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira porque teria ajudado, incentivado e orientado o grupo de hackers que entrou nos telefones. Além do jornalista, outras seis pessoas foram denunciadas.

Glenn ficou mundialmente conhecido porque revelou um esquema de espionagem em nível global do governo americano que incluía até o Brasil entre os alvos. As reportagens ocorreram depois de encontros com Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

Glenn recebeu prêmios pelas revelações. Final diferente da publicação das mensagens trocadas por responsáveis pela Operação Lava Jato, incluindo o ministro da Justiça, Sergio Moro. Este caso terminou em denúncia.

Mas a medida do procurador da República também gerou uma série de reações de juristas, políticos e até do STF. Glenn também reagiu e disse que a acusação contra ele é uma tentativa de atacar a imprensa.