Topo

Esse conteúdo é antigo

FHC, Dilma e Lula criticam Bolsonaro por apoio a ato contra o Congresso

Presidente Jair Bolsonaro em Brasília -
Presidente Jair Bolsonaro em Brasília

Do UOL, em São Paulo

26/02/2020 08h59Atualizada em 26/02/2020 20h53

Diversos políticos, de esquerda e de direita, manifestaram-se contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem compartilhado vídeos via WhatsApp em apoio às manifestações pró-governo e contra o Congresso Nacional marcadas para 15 de março.

Nas redes sociais, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT) condenaram a atitude de Bolsonaro.

"A ser verdade, como parece, que o próprio Presidente da República tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso (a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto de tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo", escreveu FHC no Twitter.

Bolsonaro compartilha vídeo com convocação para ato contrário ao Congresso

O ex-presidente Lula foi mais duro na crítica e chamou Bolsonaro de "falso patriota" e "falso moralista".

"O que o Brasil precisa é gerar empregos, tirar o povo da pobreza. Bolsonaro nunca combinou com democracia. É um falso patriota que entrega nossa soberania aos EUA e condena o povo à pobreza. Um falso moralista que acoberta o Queiroz e outros corruptos e criminosos", disse Lula no Twitter.

Para Dilma, a atitude do presidente fere a democracia e aumenta o risco de o país retornar aos tempos da ditadura militar.

"Bolsonaro e o general Heleno estão atentando descaradamente contra a Constituição e a democracia ao convocar manifestação contra o Congresso Nacional. Torna-se urgente e necessária forte resposta das instituições ou o país mergulhará, mais uma vez, na escuridão das ditaduras", tuitou Dilma.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o líder da oposição na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ) e os adversários de Bolsonaro na corrida presidencial de 2018 Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT) e Marina Silva (Rede) também se manisfestaram nas redes sociais. Veja abaixo algumas reações de políticos:

Ouça o podcast Baixo Clero, com análises políticas de blogueiros do UOL. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.