PUBLICIDADE
Topo

Política

Esse conteúdo é antigo

MST ocupa Ministério da Agricultura e Incra em protesto contra governo

Protesto do MST ocupa o Ministério da Agricultura, em Brasília - Divulgação MST
Protesto do MST ocupa o Ministério da Agricultura, em Brasília Imagem: Divulgação MST

Do UOL, em São Paulo

09/03/2020 11h25

Pelo menos 3500 pessoas do Movimento Sem Terra ocuparam uma área do Ministério da Agricultura em Brasília em uma manifestação contra o governo na manhã de hoje. O ato chegou também à sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

O grupo protesta contra a titularização das terras distribuídas, os cortes nos investimentos públicos e o aumento no número de agrotóxicos permitidos pelo governo. Integrantes do movimento em 24 Estados participam do protesto.

A principal causa do protesto é a distribuição de titularidades individuais dos lotes de terra para o assentados. Para o MST, na prática, tal ação regulariza a venda de lotes da reforma agrária e passa para o Incra a responsabilidade sobre áreas coletivas dos assentamentos.

Paredes, o chão e o elevador do térreo do Ministério da Agricultura foram pichados e embalagens de agrotóxicos e tinta vermelha simulando sangue foram jogadas no saguão do órgão.

A assessoria do ministério informou que aguarda um relatório do setor responsável para avaliar os eventuais prejuízos. Segundo funcionários do ministério, a portaria ficou fechada por 45 minutos, o que impediu o acesso de servidores pela manhã. Elevadores foram desligados por precaução e, por volta das 10 horas, com a dispersão após o protesto, a situação se normalizou.

Política