Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem Bolsonaro, cúpula do Judiciário e Congresso debatem coronavírus

O encontro se deu na tarde de hoje, a portas fechadas; Jair Bolsonaro (sem partido) não participava até às 18h - Ueslei Marcelino/Reuters
O encontro se deu na tarde de hoje, a portas fechadas; Jair Bolsonaro (sem partido) não participava até às 18h Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

16/03/2020 18h28

Com o avanço dos casos de coronavírus pelo país, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, agendou uma reunião com a cúpula das cortes judiciárias, os presidentes do Congresso e o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde). O encontro se deu na tarde de hoje (16), a portas fechadas no STF. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), não participava, até às 18h.

O UOL questionou as assessorias de Toffoli e do Planalto para saber se o presidente da República foi ou não convidado por Toffoli. Até o momento, não houve retorno.

No aviso à imprensa sobre o evento, o STF informou que Mandetta "fará uma exposição sobre a atual situação do Corona vírus (Covid-19) no país e fornecerá orientações sobre medidas de prevenção ao contágio que podem vir complementar as ações já adotadas pela Corte". Não há confirmação se a reunião poderia dar algum encaminhamento conjunto entre os Poderes.

"Dias Toffoli também convidou para o encontro todos os ministros do STF, os presidentes da Câmara e do Senado, os presidentes de tribunais superiores e a Procuradoria-Geral da República", complementou a nota.

Representando o Parlamento estiveram os presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Pelo governo estão presentes o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, e o ministro Mandetta.

Além de Toffoli, estavam presentes os ministros do STF: Luiz Fux, Rosa Weber, Luis Roberto Barroso, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes. O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha, a presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Maria Cristina Peduzzi, o procurador-geral da Repúblia, Augusto Aras. Participaram também o médico responsável pelo STF, Marco Polo, e o vice-presidente do STM (Superior Tribunal Militar), José Barroso Filho.

Pela manhã de hoje, o presidente Bolsonaro disse, em entrevista à rádio Bandeirantes, que há uma "luta pelo poder" em meio à pandemia de coronavírus. Ele disse também que há 15 meses leva "pancada" e agora resolveu revidar.

Toffoli no Marrocos

O presidente Toffoli esteve em viagem oficial ao Marrocos entre quinta-feira e ontem. Segundo informou via assessoria, ele não se enquadra nas características para quarentena.

"[Toffoli] não apresenta sintomas característicos da COVID-19, não esteve em contato com casos suspeitos ou contaminados, não se expôs a situações de risco de contágio e não esteve em país com casos de contágio local e sustentado", afirmou, em nota.