Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputados vão ao STF para realizar nova sabatina com Ramagem

Alexandre Ramagem em Brasília - Reprodução
Alexandre Ramagem em Brasília Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 14h24Atualizada em 04/05/2020 15h29

O deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para que Alexandre Ramagem tenha de passar por uma nova sabatina no Senado antes de reassumir o cargo na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Molon justificou a decisão pela proximidade de Ramagem com a família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na semana passada, o presidente da Abin foi nomeado para assumir a diretoria-geral da Polícia Federal, mas a indicação foi proibida por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Em seu Twitter, o deputado confirmou que participou do pedido para assegurar ao parlamento o direito constitucional de sabatinar os indicados pelo presidente da República ao cargo.

Ramagem foi o nome escolhido por Bolsonaro para assumir o comando da Polícia Federal, mas o ministro do STF Alexandre de Moraes suspendeu a nomeação feita pelo presidente a pedido da oposição. O cargo de diretor-geral da PF foi o estopim da saída do então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Hoje, Bolsonaro nomeou Rolando Alexandre para o cargo na PF. Rolando é próximo a Ramagem e também já atuou na Abin.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no título e na matéria, Alessandro Molon é deputado federal, e não senador. A informação foi corrigida.