Topo

Sem negar xingamentos ao STF em reunião, Weintraub reage: "Sou educado"

Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Palácio do Planalto - Reprodução
Ministro da Educação, Abraham Weintraub, no Palácio do Planalto Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo

08/05/2020 14h24Atualizada em 08/05/2020 15h49

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se manifestou em sua conta no Twitter sobre a notícia veiculada pela colunista Thaís Oyama, do UOL, sobre a reunião entre Bolsonaro e seus ministros que é alvo de pedido de divulgação pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Weintraub questionou a apuração e afirmou "ser educado". A coluna revelou que a relutância do governo federal em divulgar a reunião, no inquérito que investiga as afirmações feitas pelo ex-ministro Sergio Moro sobre supostas irregularidades cometidas pelo presidente, se deve a xingamentos proferidos por Weintraub direcionados aos ministros do Supremo.

Veja o texto divulgado pelo ministro da Educação:

Segundo o publicado nesta sexta-feira na coluna de Oyama, a reunião tratou, além da demissão do então diretor-geral da PF (Polícia Federal), Mauricio Valeixo, sobre a aproximação do governo com o centrão, de relações com a China, e sobre o STF, quando Weintraub teria afirmado que os ministros da Corte são "onze filhos da puta", o que seria o motivo maior da resistência do Planalto em entregar a gravação.

Ministro costuma xingar internautas

Apesar da afirmação do ministro, Weintraub já protagonizou diversos episódios de xingamentos, em seu próprio perfil no Twitter, mesma rede social que utilizou hoje para se manifestar.

Em uma ocasião, chamou a sua interlocutora de "babaca".

weintraub - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Chegou também a usar termos de baixo calão para se referir à obra de Machado de Assis.

weintraub - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Atacou ainda a aparência física de um internauta.

tweet weintraub - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Ofendeu a mãe de um internauta que o provocou.

weintraub - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.