FHC critica Bolsonaro ao comentar demissão de Teich: 'Presidente sem rumo'
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) fez críticas a Jair Bolsonaro (sem partido) ao comentar a saída de Nelson Teich do Ministério da Saúde. Para FHC, o governo é instável e Bolsonaro é um "presidente sem rumo".
"O governo não consegue se estabilizar. Mais um ministro, o da Saúde, se vai. Parece que o presidente sem rumo deseja impor um remédio... E acabar logo com a parada da economia. Quem não? Mas a vida é mais importante. Dá a impressão de que o governo não vê saída, só voluntarismo. Pobre de nós!", escreveu o ex-presidente em uma rede social.
O remédio a que FHC se refere é a hidroxocloroquina, ponto de discórdia entre Bolsonaro e Teich. O presidente defende o uso do medicamento para tratar infectados pelo novo coronavírus —mesmo sem evidências de que ele realmente funciona. O ex-ministro, por sua vez, era mais cauteloso, tendo alertado para os graves efeitos colaterais que o remédio pode causar.
Demissão de Teich
Pela manhã, Nelson Teich foi exonerado do Ministério da Saúde —menos de um mês depois de assumir ao cargo em substituição a Luiz Henrique Mandetta. Sua saída já vinha sendo cogitada havia alguns dias.
"A vida é feita de escolhas e hoje eu escolhi sair. Dei o melhor de mim neste período. Não é simples estar à frente de um ministério como esse num momento difícil", justificou o oncologista em sua coletiva de despedida.
Como Mandetta, Teich defendeu publicamente posições contrárias às do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além da questão envolvendo a cloroquina, o ex-ministro também apontava o distanciamento social, fortemente criticado pelo presidente, como medida importante ao combate à covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.