Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria defende governadores do NE contra fala de Bolsonaro: Me representaram

Governador de São Paulo, João Doria, concede entrevista coletiva e apresenta a nova fase do "Plano São Paulo" - Ettore Chiereguini/AGIF
Governador de São Paulo, João Doria, concede entrevista coletiva e apresenta a nova fase do 'Plano São Paulo' Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/06/2020 18h34

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), saiu em defesa dos governadores do Nordeste, que ontem divulgaram carta endereçada ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), reclamando da fala que incentivou a invasão a hospitais e das operações da Polícia Federal para apurar a compra de equipamentos para a covid-19.

"Os governadores do Nordeste tiveram meu apoio nesta manifestação. Os governadores do Nordeste me representaram nesta manifestação", disse Doria em declaração divulgada inicialmente pela CNN e confirmada pelo UOL.

No documento de ontem, os governadores repudiam "abusos e instrumentalização política de investigações. Isso somente servirá para atrapalhar o combate ao coronavírus e para produzir danos irreparáveis aos gestores e à sociedade".

Para os nove chefes de estado da região, há um momento de instabilidade política criado pelo próprio presidente. "No último episódio, que choca a todos, o presidente da República usa as redes sociais para incentivar as pessoas a INVADIREM HOSPITAIS, indo de encontro a todos os protocolos médicos, desrespeitando profissionais e colocando a vida das pessoas em risco, principalmente aquelas que estão internadas nessas unidades de saúde", diz o texto.

Os governadores alegam que o presidente segue o "mesmo método inconsequente que o levou a incentivar aglomerações por todo o país, contrariando as orientações científicas, bem como a estimular agressões contra jornalistas e veículos de comunicação, violando a liberdade de imprensa garantida na Constituição".