Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #53: O que Bannon a Sara Winter revelam sobre o Brasil hoje

Do UOL, em São Paulo

20/08/2020 17h51

No podcast Baixo Clero #53, os jornalistas Carla Bigatto, Carolina Trevisan e Diogo Schelp analisam o que os casos do aborto da menina grávida de 10 anos e a prisão de Steve Bannon, ex-conselheiro de Donald Trump, mostram sobre a realidade brasileira nos tempos atuais.

Bannon prestou consultoria informal ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e apoiou a campanha presidencial de Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018. Já o caso da criança pautou o noticiário nacional e levantou, mais uma vez, o debate sobre a legalização do aborto no Brasil.

Sobre o episódio da menina de 10 anos, Trevisan ressaltou que o governo federal ainda comentou o caso de maneira equivocada. "Esse governo, com a ministra Damares, entra neste tema com viés religioso, que deveria ser evitado porque o Estado é laico. A criança deveria ter sido resguardada", disse.

Schelp analisou que esse crime só revela mais uma desigualdade brasileira. "A sensação que dá é que o Estado está mais preparado para atender determinadas classes sociais do que outras. Isso é uma das coisas que esse episódio revela".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.