PUBLICIDADE
Topo

Política

Toffoli diz a jornal que indicação de novo ministro do STF foi "surpresa"

3.out.2020 - O ministro do STF Dias Toffoli recebe o presidente Jair Bolsonaro em sua residência, em Brasília - 3.out.2020 - Reprodução/CNN Brasil
3.out.2020 - O ministro do STF Dias Toffoli recebe o presidente Jair Bolsonaro em sua residência, em Brasília Imagem: 3.out.2020 - Reprodução/CNN Brasil

Do UOL, em Brasília

04/10/2020 17h07

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli disse que ele e o colega de corte Gilmar Mendes foram surpreendidos com a indicação de Kassio Marques para o Supremo. Na noite de ontem (3), Toffoli recebeu em sua residência o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Marques.

Nesta semana, Bolsonaro indicou Kassio Marques para vaga do decano da corte, Celso de Mello, que se aposentará neste mês. A nomeação do futuro ministro precisará ser aprovada pelo Senado.

"Não participei do processo de escolha [de Kassio Marques]. Quando fui informado, ele já tinha sido escolhido. Foi uma surpresa para mim e para o Gilmar [Mendes]", disse ao jornal O Globo.

Na última semana, Toffoli esteve em um jantar na casa de Gilmar Mendes junto de Bolsonaro e Kassio Marques.

Com apoio do líder do centrão e senador, Ciro Nogueira (PP-PI), Kassio se aproximou de Bolsonaro e começou o beija-mão entre os ministros do STF.

A visita de Bolsonaro a Toffoli incomodou apoiadores, que cobraram uma posição do presidente nas redes.

Para um apoiador que perguntou se Bolsonaro poderia explicar o encontro, a conta oficial do presidente respondeu que "preciso governar. Converso com todos em Brasília".

Política