Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro vê 'perfeita harmonia' entre poderes: 'Quem poderia esperar?'

Presidente da República com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia -  Marcos Corrêa/PR
Presidente da República com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

08/12/2020 18h13

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) falou com orgulho da relação que acredita ter em seu governo entre os poderes Executivo e Legislativo. Segundo Bolsonaro, sua administração vive hoje em "perfeita harmonia" com o Congresso Nacional, que tem Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara dos Deputados e Davi Alcolumbre (DEM-AP) à frente do Senado.

"Hoje foram aprovadas medidas importantíssimas para o Brasil. Isso vem da perfeita harmonia entre e o Executivo e o Legislativo. Quem poderia esperar isso?", afirmou Bolsonaro durante seu discurso no lançamento de um programa de capacitação do Ministério da Saúde, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), que estava presente na plateia do evento, foi apontado como uma das principais razões para a trégua com o Legislativo. No início da pandemia, em abril, Bolsonaro e Maia chegaram a trocar farpas. Já no final de setembro, o presidente da Câmara teve atritos com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Há pouco tempo, anos, tínhamos problemas, uma briga entre irmãos. Hoje tem um perfeito relacionamento entre nós e ninguém, Ricardo Barros, vai destruir isso", afirmou Bolsonaro, falando em direção ao líder do governo. "Cada vez estamos nos entrosando melhor e essa harmonia vai prevalecer", completou.

O presidente também voltou a afirmar que em seu governo não há corrupção, como já tinha feito há cerca de dois meses. À época, Bolsonaro usou o trunfo como justificativa para acabar com a Operação Lava Jato.

"Amanhã teremos mais um dia de comemoração, estaremos aqui no fórum de combate à corrupção. Estaremos mostrando porque não temos corrupção no nosso governo, porque tomamos medidas preventivas", disse Bolsonaro.

A partir de amanhã, a CGU (Controladoria-Geral da União) realiza a segunda edição do evento "Fórum: O Controle no Combate à Corrupção", que vai durar até sexta-feira (11).

Formação de agentes de saúde

Na solenidade em que Bolsonaro discursou, o presidente dedicou pouco tempo para comentar sobre o programa "Saúde com Agente", que foi lançado hoje pelo Ministério da Saúde. A ação prevê a formação técnica de agentes comunitários.

A expectativa é formar 381 mil agentes com um curso que vai durar 35 semanas. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, presente à cerimônia, serão investidos R$ 300 bilhões.

De acordo com Mayra Pinheiro, secretária da Gestão do Trabalho e da Educação da pasta, a quem coube apresentar os detalhes do programa, a intenção é investir em melhora do atendimento primário.

"O que se espera desse curso é que em pouco tempo tenhamos uma redução dramática dos indicadores hoje negativos da atenção primária de saúde", disse Mayra.

"Isso vai tornar mais sustentável nosso sistema [SUS] porque vai diminuir os custos de atendimento", completou Pazuello. "Chegamos agora às casas das pessoas, às famílias, isso é um grande diferencial", acrescentou o ministro.