Em reação a Maia e Doria, governo diz que é único a negociar com a China
O governo federal afirmou hoje, em nota, que é o único interlocutor oficial com o governo chinês. A declaração aconteceu após o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, se reunir por videoconferência com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para tratar sobre a importação de insumos para a produção da vacina contra a covid-19.
"O Governo Federal vem tratando com seriedade todas as questões referentes ao fornecimento de insumos farmacêuticos para produção de vacinas (IFA)", diz o comunicado. "Ressalta-se que o Governo Federal é o único interlocutor oficial com o governo chinês", acrescenta.
A reação do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) vem em resposta a declarações do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de que "há uma 'mal-estar' com a China", e ao deputado federal e presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que se reuniu com o embaixador hoje.
Doria disse hoje que conta com a atuação de um escritório do governo paulista na China para negociar a liberação de insumos para a produção da CoronaVac. O governador tucano afirmou que a direção do escritório comercial de São Paulo em Xangai vem acompanhando a situação. O impasse impacta diretamente na produção de mais doses da vacina contra covid-19 no Instituto Butantan.
Já Rodrigo Maia, em mensagem no Twitter, comentou a reação do governo. "Ótima notícia. Finalmente o governo entendeu a importância de manter uma boa relação com a China. Menos ideologia e mais pragmatismo costumam render frutos", escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.