Topo

Bolsonaro diz a investidores estrangeiros que auxílio não será permanente

Jair Bolsonaro (sem partido) participa na manhã de hoje de um evento organizado pelo banco suíço de investimentos Credit Suisse - Eduardo Valente/iShoot/Estadão Conteúdo
Jair Bolsonaro (sem partido) participa na manhã de hoje de um evento organizado pelo banco suíço de investimentos Credit Suisse Imagem: Eduardo Valente/iShoot/Estadão Conteúdo

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

26/01/2021 09h43Atualizada em 26/01/2021 09h47

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reafirmou hoje o compromisso do governo com o teto de gastos e, a investidores estrangeiros, declarou que o governo não deixará que "medidas temporárias" se tornem "permanentes".

O governante participa na manhã de hoje, ao lado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, do "Latin America Investment Conference", evento organizado pelo banco suíço de investimentos Credit Suisse.

"No âmbito fiscal, manteremos firme o compromisso com o teto de despesas", declarou Bolsonaro.

A possibilidade de o Brasil descumprir a lei que estabelece o teto de gastos é um dos principais temores dos grandes investidores. Se isso ocorrer, economistas afirmam que o ambiente fiscal se tornaria frágil, com fuga em massa de recursos hoje aplicados no país —tanto nos grandes projetos de desenvolvimento quanto no mercado de capitais.

Bolsonaro tentou passar uma imagem otimista da recuperação econômica do país e afirmou que "2020 foi desafiador" para toda a comunidade internacional em razão da pandemia. Para ele, o Brasil já está a recuperar o seu "dinamismo econômica", de modo que seria possível projetar um 2021 de "resultados bastantes positivos".