Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria diz que convidou Rodrigo Maia a se filiar ao PSDB e aguarda resposta

Lucas Borges Teixeira, Rafael Bragança e Allan Brito

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL

08/02/2021 13h39

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que convidou o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) a se filiar ao PSDB. O tucano afirmou que fez o convite ao se reunir com o deputado em sua casa, na capital paulista, na noite de ontem (7). O deputado prometeu dar uma resposta "nos próximos dias".

Maia, então nome poderoso do DEM, já admitiu que avalia deixar o partido. A relação entre seu grupo e os colegas tem se deteriorado desde as eleições para a presidência da Câmara na semana passada. Ele foi um dos principais fiadores da candidatura derrotada de Baleia Rossi (MDB-SP), também apoiado por Doria.

"Confirmo que ontem, recebendo visita do Rodrigo Maia na minha residência, eu o convidei para integrar o PSDB. Não é uma decisão que ele vai tomar de imediato", disse Doria durante entrevista coletiva sobre a pandemia de covid-19 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

"O que ficou claro para mim é que ele deixará o DEM. Diante desta manifestação pública dele, eu o convidei para integrar o PSDB. Nos próximos dias, teremos a posição do deputado", completou o governador paulista, lembrando que Maia já havia anunciado a sua intenção de deixar seu partido atual.

Na coletiva, Doria disse ainda que o convite se estendeu a Rodrigo Garcia (DEM), seu vice.

Seria razão de orgulho ter Rodrigo Maia e Rodrigo Garcia nas fileiras do PSDB. Ambos vão avaliar o convite feito à noite e têm tempo para isso.
João Doria, governador de São Paulo

Maia chegou a ser considerado um possível presidenciável pelo DEM para 2022, mas tem perdido força tanto no partido quanto no Parlamento desde a derrota de Rossi para Arthur Lira (PP-AL) na Câmara.

Doria também foi um dos endossadores de Rossi e um dos responsáveis por impedir que o PSDB abandonasse o presidenciável do MDB. Ainda assim, Lira, apoiado por Jair Bolsonaro, acabou vencendo por larga vantagem, com 302 votos de deputados a seu favor, contra 145 de Baleia.