Topo

Homem com placa de Marielle é agredido por apoiadores de Silveira na PF-RJ

Herculano Barreto Filho

Do UOL, no Rio

17/02/2021 15h05

Um homem que fazia uma manifestação com uma placa em homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), morta a tiros em um atentado na noite de 14 de março de 2018, foi agredido por apoiadores do deputado federal Daniel Silveira (PSL) hoje à tarde em frente à sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, onde o parlamentar está preso.

Policial militar reformado, Silveira ganhou notoriedade em 2018, quando ajudou a quebrar uma placa de rua feita em homenagem a Marielle. Naquele ano, ele foi eleito para o cargo de deputado federal.

17.fev.21 - Homem com placa com o nome de Marielle é agredido por manifestantes em frente à sede da PF no Rio, onde o deputado Daniel Silveira está preso - Camila Moraes/Super Rádio Tupi - Camila Moraes/Super Rádio Tupi
17.fev.21 - Homem com placa com o nome de Marielle é agredido por manifestantes em frente à sede da PF no Rio, onde o deputado Daniel Silveira está preso
Imagem: Camila Moraes/Super Rádio Tupi

A confusão começou quando um dos apoiadores do deputado retirou a placa das mãos do manifestante e a jogou no chão. Em seguida, o homem foi agredido por um mata-leão.

Um vídeo feito pela Super Rádio Tupi registrou o momento após a agressão. O homem agredido, que estava com uma perna imobilizada e usava muletas, aparece no chão. Ele, então, se levanta, ofegante, enquanto passa a ser insultado pelos manifestantes. Um deles, com uma camisa com o rosto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), se aproxima e o xinga.

Silveira foi detido ontem à noite em Petrópolis, na região serrana do Rio, após despacho de prisão por flagrante delito publicado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sob a acusação de atacar os ministros da Corte em vídeo e de defender medidas antidemocráticas, como adoção do AI-5 (Ato Institucional número 5).

Moraes também lembra que Silveira chega a defender que todos membros do STF sejam substituídos e também instiga "a adoção de medidas violentas contra a vida e segurança dos mesmos, em clara afronta aos princípios democráticos, republicanos e da separação de poderes."

Para Moraes, as manifestações do parlamentar "revelam-se gravíssimas". "Pois não só atingem a honorabilidade e constituem ameaça ilegal à segurança dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como se revestem de claro intuito visando a impedir o exercício da judicatura, notadamente a independência do Poder Judiciário e a manutenção do Estado Democrático de Direito", justificou o ministro. (leia na íntegra).

O que diz a defesa de Silveira

A assessoria jurídica do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) disse, em nota compartilhada no Twitter, que a prisão decretada por Moraes tem "evidente teor político".

"A prisão do deputado representa não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro", diz a nota da defesa, assinada pela advogada Thainara Prado.

A assessoria jurídica também contesta os argumentos utilizados pelo ministro e a prisão por flagrante delito. "Os fatos que embasaram a prisão sequer configuram crime, uma vez que acobertados pela inviolabilidade das palavras, opiniões e votos que a Constituição garante aos Deputados Federais e Senadores".