Mourão passa por cirurgia para retirada de catarata; vice está em repouso
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) foi submetido ontem a uma operação para remoção de catarata, segundo nota da assessoria da Vice-Presidência.
De acordo com a assessoria, o vice-presidente permanecerá o dia de hoje em repouso por recomendação médica. Não foi dito quando Mourão retornará ao trabalho.
Comum em idosos, mas existente não só entre eles, a catarata é uma doença multifatorial e pode surgir mais cedo em pessoas que têm diabetes, colesterol alto ou alterações na produção dos hormonais sexuais.
A catarata é a maior causa de cegueira tratável no mundo, respondendo por cerca de 45% dos 33,6 milhões de casos de perdas de visão no planeta, de acordo com um estudo publicado no periódico científico Lancet no fim de 2020.
Os primeiros sinais da doença são: troca frequente de óculos, dificuldade de dirigir à noite, enxergar halos ao redor da luz, visão embaçada e perda da visão de contraste.
De acordo com um levantamento do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) realizado em outubro do ano passado, o número de cirurgias de catarata dobrou na última década no Brasil.
Em 2019, segundo o levantamento, foram feitas quase 601 mil cirurgias de catarata no país por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), contra 302 mil em 2009.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.