Topo

Esse conteúdo é antigo

Eduardo Bolsonaro rebate crítica por não usar máscara: 'enfia no rabo'

PGR apura pagamentos em dinheiro feitos por Eduardo Bolsonaro na compra de imóveis - Wikimedia Commons
PGR apura pagamentos em dinheiro feitos por Eduardo Bolsonaro na compra de imóveis Imagem: Wikimedia Commons

Do UOL, em São Paulo

11/03/2021 00h13

Irritado com críticas pelo não uso de máscara de proteção facial, durante viagem de comitiva brasileira a Israel, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) mandou "enfiar no rabo", durante live transmitida nas redes sociais.

"Então onde há tecnologia, o mundo inteiro está proativamente se deslocando. Eu acho que uma pena que essa imprensa mequetrefe que a gente tem aqui no Brasil fique dando conta de cobrir apenas a máscara. 'Ah, a máscara, está sem máscara, está com máscara'. Enfia no rabo gente, porr*! A gente está lá trabalhando, ralando. Sabe o que é pegar aqui ... 'Ai voou, foi pra Israel'. Chegamos em Israel cinco horas a mais que no Brasil, voo de três escalas. Chega lá você nem toma banho, às vezes, vai direto para os compromissos", disse ele, na transmissão. (Assista ao vídeo abaixo)

A comitiva do governo brasileiro visitou Israel com a missão de tratar sobre vacinas e medicamentos contra a covid-19. O grupo foi liderado pelo chanceler Ernesto Araújo.

Sem usar máscaras na decolagem, a comitiva composta por dez pessoas só usou os equipamentos de proteção contra a disseminação da covid-19 ao desembarcar no Oriente Médio. O uso de proteção facial foi dispensado na base aérea de Brasília, conforme imagens divulgadas por integrantes da viagem diplomática. Houve críticas nas redes sociais.

O governo de Israel também exigiu testes de coronavírus para todos os integrantes, como acordo para receber os brasileiros. As medidas foram adotadas porque o Brasil enfrenta uma onda de contaminações da covid-19 com alta de 11% das mortes, enquanto o resto do mundo registra queda de 6%.

Em abril do ano passado —portanto, no começo da pandemia—, especialistas e autoridades já chamavam a atenção para o uso intenso de máscaras na China, na Coreia do Sul e em Cingapura, que tiveram transmissão menos intensa da covid-19 em comparação com países como Estados Unidos, Itália e Espanha. O acessório então passou a ser recomendado até mesmo pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

No Brasil, estados também passaram a recomendar o uso da máscara, além de outras medidas combinadas, para o combate à pandemia. Em decreto publicado no início do mês, por exemplo, ficou estabelecida a possibilidade de multa de até R$ 4.000 para quem não usar o acessório no Rio Grande do Sul.