Topo

Esse conteúdo é antigo

Usando máscara, Bolsonaro visita Taguatinga (DF) e tira foto com apoiadores

Jair Bolsonaro (sem partido) usa máscara em visita a Taguatinga (DF) - Reproução/Twitter
Jair Bolsonaro (sem partido) usa máscara em visita a Taguatinga (DF) Imagem: Reproução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

20/03/2021 15h18Atualizada em 20/03/2021 16h28

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez hoje uma visita a Taguatinga, cidade no Distrito Federal. Bolsonaro interagiu com apoiadores e apareceu usando máscara em vídeo publicado em sua rede social, algo que ainda não havia acontecido nas visitas do presidente às cidades no Brasil este ano.

Na publicação, o presidente voltou a criticar as medidas de isolamento social promovidas pelos governos estaduais com objetivo de conter o avanço do coronavírus no país, afirmando que os "efeitos do fique em casa" foram sentidos em Chaparral, região periférica em Taguatinga.

Apesar de Bolsonaro utilizar o equipamento de proteção, é possível ver diversos moradores locais sem máscara e tirando fotos com o presidente.

"O presidente veio na Chaparral, fala se ele não tem coragem. Ele tem coragem. Qual foi o presidente que teve coragem de vir na favela?", diz o apoiador no vídeo publicado.

Mais cedo, o presidente, também por meio da mesma rede social, divulgou o início das atividades do Hospital de Campanha do Exército, em Porto Alegre (RS), que começou a receber os primeiros pacientes com covid-19.

Mudança de tom e aglomerações

Nas últimas semanas, Bolsonaro mudou o tom em relação ao uso de máscaras e às vacinas contra a covid-19. Com um discurso mais comedido, o presidente chegou a utilizar máscara em uma cerimônia para sanção do projeto de lei que viabiliza a compra das vacinas da Janssen e da Pfizer. Bolsonaro também mudou o tom em relação à compra de vacinas.

Apesar disso, apareceu sem máscara em uma missa realizada no Palácio do Planalto no último domingo. Antes, durante todo o mês de fevereiro, o presidente provocou aglomerações em diversas cidades do país.

No dia 13, em visita à cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, Bolsonaro não utilizou o equipamento de proteção para a pandemia e chegou segurar uma criança no colo. No dia 19 do mesmo mês, foi seguido por uma multidão na cidade de Campina Grande, na Paraíba.

Mês mais mortal da pandemia

Com apenas 20 dias, março de 2021 já se tornou o mês em que mais pessoas morreram por conta da covid-19 no Brasil. Com os 2.730 óbitos registrados ontem, o país soma 35.507 mil mortes apenas neste mês, superando o mês de junho de 2020, quando 32.912 pessoas perderam a vida no período.

Já são 58 dias consecutivos em que o Brasil supera a marca de mil mortes diárias, a sequência mais longa desde o início da pandemia.

(Com Agência Estado)