Qualquer alternativa era melhor do que Ernesto Araújo, diz Kátia Abreu
Para a senadora Kátia Abreu (PP-TO), não havia outra saída que não a troca de Ernesto Araújo do comando do Ministério das Relações Exteriores. Ao Baixo Clero de número #80, a parlamentar comentou sobre a substituição na pasta, por Carlos Aberto França, e sobre seu entrevero com o então ministro.
Segundo Kátia Abreu, os danos causados à política externa enquanto Araújo esteve à frente do ministério são inimagináveis. "Não tenho dúvidas de que qualquer alternativa era melhor do que Ernesto Araújo", afirma (veja a partir de 26:50 no vídeo acima).
Ao definir a gestão como "desastrosa", a senadora relembrou uma reunião com o então chanceler. Aos colunistas Diogo Schelp e Maria Carolina Trevisan, revela que o então ministro concordou com tudo. Depois, a atacou publicamente no Twitter.
"Eu elogiei o chanceler quando sai do Itamaraty. Ele estava batendo palma, dizendo: 'Muito bem, a senhora está certa, também acho tudo isso'. Falei da China, ele não disse nada, da Europa, me deu razão em tudo", relembra (veja em 33:40 no vídeo acima). "E aí, deu no que deu. Agora vou ter mais reticências ao elogiar uma reunião."
Araújo resumiu a reunião em dois tuítes, dando a entender que Kátia usou o encontro para fazer lobby da tecnologia telefônica do 5G vinda da China. "Pouco ou nada falou de vacinas", disse sobre os temas postos pela parlamentar.
Antes disso, o agora ex-ministro fora sabatinado pelos senadores, em episódio marcado por um gesto supremacista do assessor de Bolsonaro Filipe Martins.
"Desconsiderei a sugestão inclusive porque o tema 5G depende do Ministério das Comunicações e do próprio presidente da República, a quem compete a decisão última na matéria", publicou o então chanceler. Kátia Abreu o chamou de "marginal" pela acusação feita.
Sobre o novo chanceler, ela afirma ter boas referências. "Todas as informações que chegam para mim do novo chanceler são boas. Uma pessoa extremamente equilibrada, ponderada, educada, executivo bem formado. Com o equilíbrio, ele buscará fazer um bom trabalho", diz (veja a partir de 27:00 no vídeo acima).
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Baixo Clero, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.