Topo

Esse conteúdo é antigo

BH: Kalil diz que cumprirá liminar, mas recorre contra liberação de cultos

Do UOL, em São Paulo

04/04/2021 16h21

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou na tarde deste domingo (4) que vai cumprir a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que liberou a realização de cultos e missas presenciais. "Por mais que doa no coração de quem defende a vida, ordem judicial se cumpre", escreveu o prefeito no Twitter. Ele afirmou, porém, que recorreu da decisão, e que aguarda manifestação do presidente do STF, Luiz Fux.

A liberação de cultos e missas foi determinada em decisão liminar do ministro Kassio Nunes Marques, do STF. No sábado (3), Kalil afirmou que os cultos e as missas presenciais seguiam proibidos em Belo Horizonte. O prefeito disse que iria seguir a decisão do plenário do STF, que deu autonomia a governadores e prefeitos para que tomem medidas restritivas contra a pandemia.

Diante da recusa de Kalil em seguir a decisão, o ministro Nunes Marques intimou o prefeito de BH a seguir a liminar.

Carlos Bolsonaro critica Kalil

Mais cedo, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), fez um post no Twitter questionando o descumprimento da decisão.

STF não tem previsão para votar decisão de Nunes Marques

Também neste domingo (4), o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, também pediu que o presidente do STF, Luiz Fux, se manifestasse sobre o caso. Os prefeitos querem saber qual decisão vale: a liminar de Nunes Marques ou a determinação do plenário da Corte que reafirmou a autonomia aos gestores estaduais e municipais.

Donizette destacou que o tema não é "uma questão de fé", mas sim "uma discussão sobre a crise sanitária".

O STF, porém, não tem uma previsão de quando a liminar será levada ao plenário da Corte. O ministro Marco Aurélio Mello, decano do STF, criticou a medida: "Pobre Judiciário", disse o ministro.

Números da pandemia em Minas Gerais

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais divulgados neste domingo (4), o estado teve 120 novas mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. Foram 2.909 novos casos da doença no mesmo período. O total de óbitos por covid-19 confirmados em Minas é de 25.654.