Topo

Esse conteúdo é antigo

'Fake news': STF alerta sobre decisão falsa atribuída a Alexandre de Moraes

STF adverte que cidadãos devem checar informações suspeitas. - Divulgação/STF
STF adverte que cidadãos devem checar informações suspeitas. Imagem: Divulgação/STF

Colaboração para o UOL

13/04/2021 21h26

O STF (Supremo Tribunal Federal) divulgou hoje nota alertando sobre uma notícia falsa que está circulando nas redes sociais, a respeito de uma suposta decisão do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com a nota, é inverídica a notícia que se refere a uma decisão atribuída ao ministro do Supremo — decisão esta que nunca foi dada —, segundo a qual o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estaria impedido de decretar intervenção militar no país, entre outras medidas similares.

No comunicado, publicado na página oficial do STF na internet, o Supremo esclarece que "não se trata de documento redigido ou assinado pelo ministro e que o conteúdo é totalmente inverídico".

A nota ainda diz tratar-se de "mais uma montagem grotesca, que utiliza o padrão visual dos sistemas de acompanhamento processual do STF com o intuito de disseminar informações falsas".

O comunicado conflui dizendo que o "STF reitera o alerta para a importância da checagem de informações suspeitas, como forma de evitar a propagação de fake news com o nome de autoridades e membros da Suprema Corte".