Topo

Esse conteúdo é antigo

CPI deve convocar Pazuello antes de Wajngarten, diz Randolfe

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na abertura da CPI da Covid. Ele acredita que o depoimento de Eduardo Pazuello deve ser prioridade - Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), na abertura da CPI da Covid. Ele acredita que o depoimento de Eduardo Pazuello deve ser prioridade Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

27/04/2021 11h09

Ao chegar para a instalação da CPI da Covid, o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), cotado para assumir a vice-presidência da comissão, explicou que a maioria do colegiado deve optar por convocar o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello para depor antes do ex-secretário das Comunicações Fábio Wajngarten.

O parlamentar explicou que o Plano de Trabalho, que deverá ser votado amanhã após a consolidação das sugestões pelo relator, deve prever a convocação dos dois ex-membros do governo.

Recentemente, Fábio Wajngarten, que ainda possui influência no ministério de Fábio Faria, desferiu acusações contra o militar da ativa. Em entrevista à revista Veja, ele acusou Pazuello de falhar nas negociações com a Pfizer.

Segundo Rodrigues, caso os discursos dos ex-integrantes da Esplanada sejam contraditórios, a CPI "possui os instrumentos necessários para chegar aos fatos".

'Se for necessário, a CPI terá o poder de buscar informações, inclusive com a quebra do sigilo bancário", afirmou.

O oposicionista disse que existe uma atuação do governo para "tumultuar" os trabalhos da CPI, mas que o 'trabalho da sociedade" impedirá a tentativa e as investigações vão "seguir em frente".

"Essa é a comissão de inquérito mais delicada da história do Congresso Nacional. Vamos lembrar que a CPI se inicia com a morte de quase 400 mil brasileiros", declarou.

Já há um acordo da maioria do colegiado para eleger o oposicionista como vice-presidente da CPI.