Lewandowski mantém votação de impeachment do governador de SC
O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou um pedido de suspensão da votação do impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL).
O julgamento, marcado para começar nesta sexta-feira (7), vai decidir se Moisés será afastado definitivamente do cargo, que hoje é ocupado de forma interina pela vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido).
O pedido de suspensão do julgamento era do deputado estadual Laércio Schuster (PRB-SC). Ao STF, ele argumentou que o trâmite de afastamento do governador queimou etapas, e que seria preciso mais tempo para produzir provas e ouvir testemunhas. Schuster é membro do tribunal de julgamento, composto por cinco deputados e cinco desembargadores.
Lewandowski, no entanto, considerou que o parlamentar não tinha legitimidade para fazer a reclamação, já que não é parte prejudicada com a manutenção da data do julgamento. O ministro apontou, ainda, que o rito adotado para este julgamento é o mesmo do primeiro processo de impeachment do governador, em outubro do ano passado.
Naquela ocasião, Carlos Moisés foi afastado em processo que investigava a concessão de aumentos salariais a procuradores do estado. Ele foi absolvido em novembro e voltou ao cargo, mas agora responde pela compra de respiradores no combate à covid-19. As investigações apontam que o governo catarinense comprou 200 máquinas por R$ 33 milhões, sem licitação, e só recebeu 50 aparelhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.