Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula rebate Ciro que prometeu 'ir para cima': adoraria dizer que é um amigo

Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista com Reinaldo Azevedo - Ricardo Stuckert/Twitter
Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista com Reinaldo Azevedo Imagem: Ricardo Stuckert/Twitter

Colaboração para o UOL

19/05/2021 13h16

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que gostaria de dizer que Ciro Gomes (PDT) é seu amigo. "Mas infelizmente ele não quer", completou o petista. Na última segunda-feira (17), Ciro disse que vai "para cima" de Lula nas eleições presidenciais de 2022 e que o político é "o maior corrupto da história brasileira" em entrevista ao Valor Econômico.

"Eu adoraria dizer que o Ciro é um amigo. Mas infelizmente ele não quer. Mas eu aprendi uma teoria com a minha mãe Dona Lindu: quando um não quer, dois não brigam. Não farei jogo rasteiro", rebateu Lula em seu Twitter.

Questionado sobre o recente levantamento do Datafolha, que apontou Lula vencendo Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022, Ciro disse não acreditar que este cenário se mantenha até as eleições. Para o pedetista, o processo só começa, de fato, em abril, quando ele considera que haverá espaço para uma terceira via.

"O Brasil não cabe na esquerda, nunca coube. Mas também não cabe na direita. O que precisamos é de uma aliança", disse Ciro ao Valor. Por isso, para 2022, ele citou PSB, Rede, PSD e o DEM como possíveis aliados.

Apesar da aparente simpatia de Lula a Ciro, na entrevista, o pedetista disse que "vai para cima" do ex-presidente e também que vai derrotar Bolsonaro, propondo mudanças. "Lula é parte central da corrupção. Lula é o maior corruptor da história moderna brasileira. E não aprendeu nada. Fica na lambança, prometendo a volta de um passado idílico que é mentira", completou.

Ainda na entrevista, Ciro disse considerar que Bolsonaro está "derretendo" e que Lula está no auge da popularidade. Por isso, seria possível um segundo turno entre PT e PDT. "Lula se esforça para retomar o poder e eu, para recuperar o país. O povo vai arbitrar", afirmou.

Resposta

Em resposta à postagem de Lula, Ciro disse que o petista não quer "debater o país, os projetos, as coisas que o PT fez no poder". "Então você reduz a política a uma briga de amigos, a afetos. O povo brasileiro não merece isso", completou.

O pedetista disse que não quer tratar Lula como um amigo, mas sim como um oponente: "todo mundo sabe que você só considera amigo uma única pessoa no mundo: você próprio". Ciro também voltou a salientar que o ex-presidente é "responsável pela tragédia do desastrado Bolsonaro". "Ou você assume que 70% dos eleitores de SP, RJ, MG, Sul, Norte e Centro Oeste que votaram no Bolsonaro são fascistas e gado como sua corte chama?", questionou.

Por fim, ele pediu que Lula respeite a inteligência do povo brasileiro, questionando quais são as novas ideias do ex-presidente. "Qual seu verdadeiro projeto de nação? Se existir, aceito confrontá-los civilizadamente com o meu. Debato em qualquer dia, hora, meio ou território. Vamos debater o Brasil, não afetos pessoais", escreveu.