Topo

Esse conteúdo é antigo

'Não precisamos ser inimigos', diz FHC sobre encontro com Lula

Colaboração para o UOL

21/05/2021 18h04

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse hoje que o encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha como objetivo mostrar que "podemos vir a ser adversários, mas não precisamos ser inimigos". Para o tucano, o diálogo é muito importante para fortalecimento da democracia.

"Foi um gesto de civilidade. Minha mensagem é: podemos vir a ser adversários, mas não precisamos ser inimigos nem jogar pedras um no outro", disse FHC à coluna do jornalista Bernardo Mello Franco, do jornal O Globo.

Fernando Henrique disse, também, que nunca rompeu com o petista, mas que eles apenas seguiram "posições diferentes". Ressaltou que ele mesmo não tem "nenhum propósito eleitoral", mas que considera legítimo que Lula o tenha, já ele seria um "ser eleitoral".

"Conversar não quer dizer concordar. Nunca fui favorável ao 'nós e eles'. O Lula praticou o 'nós e eles' uma certa época. Mas não é o meu estilo, nem o dele", garantiu.

Na tarde de hoje, porém, FHC voltou a reafirmar a posição de que apoiará o candidato que o PSDB lançar. Disse também que apoiaria qualquer um que fosse opositor de Bolsonaro em um eventual segundo turno, até "mesmo o Lula".

Repercussão

O encontro entre os ex-presidentes na casa do ex-ministro Nelson Jobim virou assunto na internet e entre políticos. Os dois já vinham trocando elogios há alguns dias.

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, criticou o almoço entre os dois. Para ele, a troca de elogios e a foto postada nas redes sociais ajuda a derrotar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas "mas não faz bem a um potencial candidato do PSDB". Araújo defendeu que se evite "sinais trocados aos nossos eleitores".

Em entrevista ao Programa Conversa com Bial, da TV Globo, FHC disse que Lula é "um democrata" que respeita as instituições republicanas e "olha para os que mais precisam". Na ocasião, o tucano também disse que votaria no petista contra Bolsonaro nas eleições de 2022, caso não exista uma terceira opção. No Twitter, Lula fez o mesmo. Elogiou as falas de Fernando Henrique ao talk show, disse que sempre teve uma "disputa civilizada" com o tucano e que votaria nele contra o atual presidente.

Já Bolsonaro insinuou que os dois ex-presidentes formarão uma chapa composta, segundo ele, pelo "ladrão candidato a presidente e um vagabundo como vice". Ao O Globo, FHC disse que prefere "não tomar em consideração o que ele fala".