Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro sai do papel de líder para bater boca com parlamentar, diz Costa

O senador Humberto Costa (PT-PE)  - Pedro França/Agência Senado
O senador Humberto Costa (PT-PE) Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

26/05/2021 09h47

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmando que ele "sai da posição de principal mandatário do país para bater boca com parlamentares". A declaração foi dada em resposta a um tuíte de Bolsonaro, na manhã de hoje, citando o senador.

"O Vampiro da Saúde, Senador Humberto Costa do PT/PE, nada sabia sobre nosso apoio a Manaus/AM", escreveu Bolsonaro ao postar um vídeo da médica Mayra Pinheiro respondendo a uma pergunta de Costa na sessão de ontem da CPI da Covid.

  • Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

Em entrevista à CNN Brasil, Costa afirmou que Mayra não conseguiu responder o que ele queria. "Ela falou o que o governo fez no ano passado e não o que fez nessa crise, um pouco mais grave, que nós vivemos naquele momento. Quanto ao presidente Bolsonaro, é singular na história da República brasileira, não é a primeira vez e eu não sou a primeira vítima, que o presidente da República sai da posição de ser o principal mandatário do país para bater boca com parlamentares", afirmou.

Hoje a CPI da Covid se reúne para votar sobre a convocação de governadores, prefeitos e ex-prefeitos de estados e cidades onde a Polícia Federal investiga suspeitas de desvio de recursos de combate à covid-19. A reconvocação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello também está na pauta.

Para o senador, a ideia de chamar apenas prefeitos das capitais é "conflitiva". Ele defende que prefeitos de outras cidades também possam ser convocados para a comissão.

"Outra ideia que me parece conflitiva é chamar apenas prefeitos de capitais. A ideia era chamar prefeitos de cidades que tiveram operações da Polícia Federal, mas isso que vai deixar prefeitos de cidades grandes, maiores que capitais até, de fora. É apenas uma correção de rumo que precisamos fazer para dar continuidade a esses trabalhos", disse.

Questionado sobre qual governador não pode deixar de ser ouvido pela comissão ele citou Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, já que "um fato objetivo que faz parte das principais metas da CPI é investigar a crise do oxigênio de Manaus".

Sobre Pazuello, Costa acredita que a reconvocação do ex-ministro será aprovada, assim como a do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No entanto, ele acredita que o novo depoimento não deve ser imediato.

"Muita gente ainda vai depor, inclusive gente que era da equipe do Pazuello no Ministério da Saúde. Essas pessoas podem trazer informações e contradições, como ontem a doutora Mayra trouxe ontem, e que isso é muito relevante para aquele momento em que formos fazer a inquirição ao ministro Pazuello. Temos que escolher o melhor momento para ouvi-lo. Assim como o ministro da Saúde que será reconvocado com certeza", afirmou.