Topo

Esse conteúdo é antigo

Rogério Carvalho diz que governo tenta criar 'cortina de fumaça' na CPI

Membro suplente da CPI da Covid, Rogério Carvalho vê tentativa de tirar o foco da CPI com convocação de governadores - Jefferson Rudy/Agência Senado
Membro suplente da CPI da Covid, Rogério Carvalho vê tentativa de tirar o foco da CPI com convocação de governadores Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

28/05/2021 09h30

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse hoje, em entrevista à CNN Brasil, que o Governo Federal tenta tirar o foco do objeto principal da CPI da Covid-19 ao trabalhar pela convocação de governadores para depoimentos, mas não vai conseguir criar o que chama de "cortina de fumaça".

Durante a semana, a comissão também deliberou a convocação de nove governadores em exercício do mandato (veja abaixo a lista) e do ex-governador do Rio Wilson Witzel. De acordo com Carvalho, que é membro suplente da comissão, a estratégia de aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode ter efeitos colaterais.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

"O governo apostou nessa ideia de convocar governadores para tirar o foco do principal objeto da CPI, que são os crimes sanitários cometidos na condução do governo na pandemia. Acontece que dos 9 governadores, sete são aliados do Bolsonaro. E pode abrir precedente para o presidente ser chamado. Tenha a impressão que não vão conseguir criar uma cortina de fumaça e atrapalhar os trabalhos da CPI", disse.

Carvalho não especificou quais governadores ele considera aliados de Bolsonaro. Entre os convocados, Wellington Dias (PT-PI) e Helder Barbalho (MDB-PA) tiveram atritos públicos com o presidente da República.

Veja todos os convocados:

  • Wilson Lima, governador do Amazonas;
  • Helder Barbalho, governador do Pará;
  • Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal;
  • Mauro Carlesse, governador do Tocantins;
  • Carlos Moisés, governador de Santa Catarina;
  • Antonio Denarium, governador de Roraima;
  • Waldez Góes, governador do Amapá;
  • Marcos Rocha, governador de Rondônia;
  • Wellington Dias, governador do Piauí;

Relatório preliminar

Na entrevista à CNN Brasil, Rogério Carvalho disse que já há elementos suficientes para apontar responsabilidades em um possível relatório preliminar, que está sendo debatido pelos membros da CPI da Covid-19.

"Tem tanta informação que é possível, em relação ao crime contra a saúde pública, apresentar um relatório mostrando responsabilidades objetivas. Não há consenso sobre relatório preliminar, mas o que foi revelado até agora foi muito contundente", disse.

O senador ainda disse qual a sua avaliação sobre o que foi apurado até o momento pela CPI. "É possível responsabilizar pelos crimes sanitários", disse, citando medidas do governo contrárias ao isolamento social, ao uso de máscaras e a restrições de circulação.

"(Também teve) O uso da cloroquina como tratamento precoce sem eficácia para iludir a população a se expor, a defesa da imunidade do rebanho... Isso está muito bem caracterizado que foi a forma de atuar do governo, na contramão do mundo no que diz respeito ao controle da pandemia. Somado ao modo como ele tratou a vacina, aí se consolida o crime sanitário", disse.

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.