Senadores repercutem ausência de Wilson Lima na CPI: 'Ato de covardia'
Senadores repercutiram hoje a ausência do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), na CPI da Covid. A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber concedeu um habeas corpus ontem que desobriga Lima a participar da sessão. Ao UOL, o advogado do governador confirmou que ele não vai comparecer.
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) classificou a ausência de Lima como um ato de covardia. "Nós recebemos [a decisão] com muita surpresa. Mais uma vez o Senado Federal se sente usurpado de suas prerrogativas constitucionais mesmo porque um dos fatos determinados para a abertura da CPI foi a investigação do caos do oxigênio, da saúde, durante a pandemia no estado do Amazonas", afirmou a parlamentar à GloboNews.
O próprio Wilson Lima teria o direito de ficar calado em certas perguntas, achei que foi um ato de covardia ele não ter comparecido porque ele poderia apontar possíveis erros, possíveis responsáveis. Seria uma grande oportunidade para ele esclarecer."
Soraya Thronicke comenta ausência de governador Wilson Lima na CPI da Covid
Em sua conta no Twitter, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse respeitar a decisão do Supremo, mas lamentou "que o povo do Amazonas não tenha oportunidade de ouvir as explicações do governador".
A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.