Topo

Esse conteúdo é antigo

Visita de Bolsonaro ao ES terá protesto em outdoors: 'Cemitérios lotados'

Ao menos 44 outdoors foram espalhados em pontos estratégicos por onde possivelmente Bolsonaro passará no Espírito Santo - Reprodução / Movimento Impeachment Já
Ao menos 44 outdoors foram espalhados em pontos estratégicos por onde possivelmente Bolsonaro passará no Espírito Santo Imagem: Reprodução / Movimento Impeachment Já

Marcus Rocha

Colaboração para o UOL, em Vitória

11/06/2021 02h00

Em sua primeira visita ao Espírito Santo desde a sua posse, em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será recepcionado por pelo menos 44 outdoors na capital Vitória e no interior do estado com mensagens como "fora, Bolsonaro".

As manifestações de protesto foram colocadas em pontos estratégicos por onde possivelmente o presidente passará hoje. Um dos pontos é a principal avenida do estado, a Nossa Senhora da Penha, com a mensagem: "Cemitérios lotados. Geladeiras vazias. Fora, Bolsonaro".

A ideia contou com apoio de 200 pessoas ligadas a entidades capixabas e também moradores, segundo um dos organizadores e patrocinadores da ação, o advogado André Moreira. "Em reunião com alguns movimentos, decidimos demonstrar a nossa insatisfação. Fizemos uma arrecadação de fundos. Tivemos altos valores, mas também gente doando R$ 5", disse ele ao UOL.

De acordo com Moreira, o grupo formado por sindicatos, associações e movimentos de rua, além de empresários, decidiu inicialmente que faria 14 outdoors. Outro grupo colocou mais oito outdoors na capital e depois esse número aumentou com o apoio de sindicatos, chegando a 44.

"Fizemos contato com eles e juntos conseguimos contratar mais dois letreiros. Movimentos sindicais também instalaram mais dez na capital e outros dez no interior do estado", concluiu o advogado.

Outdoor contra Bolsonaro no Espírito Santo - Reprodução / Movimento Impeachment Já - Reprodução / Movimento Impeachment Já
Ideia de protestar em outdoors contou com o apoio de 200 pessoas ligadas a entidades capixabas
Imagem: Reprodução / Movimento Impeachment Já

Passeio de helicóptero

A previsão da chegada de Bolsonaro ao Espírito Santo é às 10h, de acordo com deputado federal Evair de Melo (PP-ES).

O vice-líder do governo na Câmara dos Deputadas disse nas redes sociais que Bolsonaro fará "saudação" aos seus apoiadores no aeroporto de Vitória.

Em um segundo momento, o presidente embarcará em um helicóptero para sobrevoar a capital e a região portuária. Acompanhará também, do alto, a detonação de uma rocha na cidade de Serra. Depois vai para São Mateus, no noroeste do estado, participar de cerimônia de entrega de casas populares.

Bolsonaro retorna à tarde para Brasília. Na semana passada foi divulgada a intenção do presidente de fazer um passeio de moto pela maior ponte do estado. A ideia foi descartada dias depois.

Desde segunda-feira (7), um grupo de seguranças está em Vitória para montar o esquema de proteção durante a visita de Bolsonaro. Todas as estruturas, veículos e trajetos estão sendo revisados para evitar qualquer tipo de problema.