Topo

Esse conteúdo é antigo

Calheiros: 'Bolsonaro é lobista de cloroquina e quer assassinato em massa'

Senador Renan Calheiros é presidente da CPI da Covid - Jefferson Rudy/Agência Senado
Senador Renan Calheiros é presidente da CPI da Covid Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Colaboração para o UOL

10/06/2021 22h34

O senador Renan Calheiros (MDB), relator da CPI da Covid, criticou Jair Bolsonaro (sem partido) no Twitter. Ele reclamou de uma recente declaração do presidente, que pretende flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras no Brasil, utilizadas para conter a pandemia de covid-19.

Primeiro Renan lembrou da suspeita de que Bolsonaro fez lobby para que empresas obtivessem mais hidroxicloroquina, medicamento que não tem eficácia comprovada contra covid-19. No entendimento de Renan, Bolsonaro está tentando esconder essa informação.

Na mesma mensagem, Renan também comparou Bolsonaro a Jim Jones, líder religioso que incentivou um suicídio em massa na década de 70.

"Logo que foi descoberta sua atividade de lobista de cloroquina, o presidente muda o assunto e declara guerra à máscara. Quer o Brasil exposto ao vírus. Temos um Jim Jones na presidência. A diferença é que o louco americano induziu ao suicídio, e o brasileiro quer também o assassinato em massa", escreveu Renan.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD), afirmou hoje que um dos focos da CPI será o possível interesse financeiro no incentivo ao uso de cloroquina. O senador Humberto Costa (PT) também prometeu "rastrear esse caminho milionário".

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.