Topo

Esse conteúdo é antigo

Miranda chama Onyx de mentiroso e diz que 'logo todos saberão a verdade'

25.jun.2021 - O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), durante depoimento à CPI da Covid - Jefferson Rudy/Agência Senado
25.jun.2021 - O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), durante depoimento à CPI da Covid Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado

Do UOL, no Rio

26/06/2021 16h26

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) chamou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, de "mentiroso", em resposta a uma mensagem sobre o depoimento de Miranda e seu irmão à CPI da Covid.

O irmão do deputado, Luis Ricardo Miranda, é servidor de carreira do Ministério da Saúde e afirma que sofreu pressão para acelerar a importação da vacina Covaxin. Já o deputado disse que, após saber da movimentação, levou a denúncia ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Durante o depoimento dos irmãos, Onyx publicou no Twitter que os irmãos "já sabiam que não havia nenhum indício de fraude" e que "seguiram com a fantasia", em referência à denúncia de corrupção. O ministro termina a mensagem dizendo que ambos estão "desmoralizados".

A publicação de Onyx foi antes do deputado Luis Miranda afirmar que Bolsonaro citou o nome do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR), ao ouvir a denúncia. Desde então, o ministro não publicou novas mensagens.

Hoje, Miranda respondeu: "Calma, mentiroso. Só começaram as investigações, logo todos saberão a verdade, e o seu interesse em defender uma empresa está cada vez mais estranho!".

Na mesma publicação, o deputado elenca momentos em que Onyx teria mentido: "mentiu que tínhamos falsificado um documento e mente novamente que está tudo certo". Miranda ainda diz que "se estivesse [tudo certo] já teriam importado a vacina!" e chama Onyx de '71', uma gíria abreviada de '171', que significa também "mentiroso".

Apesar da negociação de compra da Covaxin ter ganhado holofotes na última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) negou a o pedido do ministério para importação e distribuição dos imunizantes da empresa indiana no dia 31 de março.

Até as 16h de hoje, Onyx ainda não havia respondido Miranda.