Topo

Esse conteúdo é antigo

Negação da pandemia, Aziz e Wilson Lima: as frases de Fausto Júnior na CPI

29.jun.2021 - Deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB-AM), relator da CPI da Saúde no estado, é ouvido na CPI da Covid, no Senado Federal - Pedro França/Agência Senado
29.jun.2021 - Deputado estadual do Amazonas Fausto Junior (MDB-AM), relator da CPI da Saúde no estado, é ouvido na CPI da Covid, no Senado Federal Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

29/06/2021 11h15Atualizada em 29/06/2021 12h31

O deputado estadual do Amazonas Fausto Júnior (MDB-AM) está sendo ouvido hoje na CPI da Covid, no Senado Federal. Fausto foi relator de uma Comissão Parlamentar de Inquérito instalada no Legislativo local para apurar indícios de corrupção e outros crimes praticados durante a pandemia, no ano passado.

O depoente comparece à CPI após requerimento sugerido pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), que faz parte da base governista. Aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) querem usar a audiência para obter mais informações a respeito de denúncias relacionadas à gestão de verbas federais destinadas aos estados e municípios no enfrentamento à pandemia.

De acordo com o pedido de convocação do deputado, a comissão instalada na Assembleia Legislativa do Estado teria provas e elementos relevantes que mostram que, em conjunto, autoridades, servidores e representantes de empresas privadas desviaram dinheiro público e praticaram atos de corrupção.

Um dos focos da investigação iniciada com a instalação da CPI da Covid amazonense foi o chamado escândalo dos ventiladores pulmonares. Em abril do ano passado, reportagem do UOL mostrou que o governo do estado pagou R$ 2,9 milhões a uma loja de vinhos por 28 ventiladores pulmonares para tratar de infectados pelo novo coronavírus.

Veja as frases de Fausto Júnior (PRTB) na CPI da Covid:

Negação da gravidade da pandemia

O legislativo não foi consultado. Essa foi uma decisão estritamente do governo do estado. É importante frisar que havia uma negação da urgência dos casos da pandemia naquele momento e o povo foi pego de surpresa. Isso que motivou a irritação das pessoas. Então, a assembleia não foi consultada e não houve participação dela neste momento"
Fausto Júnior sobre a revogação de um decreto que aplicava medidas de restrição para evitar o avanço do número de casos da covid-19 no estado

Wilson Lima

Omar Aziz: Quem faz o processo indenizatório não é o governo do estado são as secretarias.

Fausto: Foi por isso que vossa excelência não foi indiciado.

Aziz: Não fui porque não tenho culpa.

Fausto: Nem o governador Wilson Lima"
Fausto cita o governador do Amazonas, Wilson Lima, em resposta a Omar Aziz, presidente da CPI da Covid

Eu tenho convicção de que o governador tinha conhecimento de tudo. Eu tenho essa convicção, mas eu preciso provar no meu relatório. A CPI [do AM] precisa provar em seu relatório. Mas para provar isso, são necessários instrumentos que só a PF tinha, como interceptação telefônica.
Fausto diz ter certeza que o governador do Amazonas, Wilson Lima, tinha culpa

A CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria era independente ou de oposição), investigou ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Teve duração de seis meses. Seu relatório final foi enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.