Aziz pede perícia médica de reverendo que apresentou atestado à CPI
O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu uma perícia médica para validação do atestado apresentado hoje pelo reverendo Amilton de Paula, que pediu para adiar o seu depoimento à comissão. Em um documento enviado ao depoente, o Serviço de Junta Médica do Senado Federal convoca o reverendo a comparecer ao local amanhã.
Amilton deverá comparecer ao serviço médico levando toda a documentação relacionada ao caso, como exames laboratoriais e de imagem, relatórios médicos e cópia de receituário. Apenas com a validação do atestado é que Omar Aziz vai decidir sobre o adiamento ou não, e a data para a oitiva - inicialmente marcada para a próxima quarta-feira (14).
De acordo com informações reveladas pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, o reverendo recebeu aval do diretor de Imunização do Ministério da Saúde, Lauricio Monteiro Cruz, para negociar a compra de 400 milhões de doses da vacina AstraZeneca em nome do governo brasileiro com a empresa Davati Medical Supply.
Amilton preside a Senah (Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários), que, apesar do que o nome possa levar a entender, é uma instituição privada. Até 2020, a Senah se chamava Senar (Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos).
A negociação da Devati com o Ministério da Saúde entrou na mira da CPI da Covid depois que o policial militar e suposto representante da Davati, Luiz Dominghetti, relatou à Folha de S.Paulo um suposto esquema de corrupção na compra de doses da vacina da AstraZeneca. O esquema envolveria o pedido do então diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, por US$ 1 de propina por dose de vacina. Em depoimento, Dias negou que tenha feito isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.