Deputada questiona se Bolsonaro usa Caixa para fazer campanha eleitoral
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) protocolou nesta semana dois requerimentos à Mesa Diretora da Câmara para saber se a Caixa Econômica Federal está sendo usada para campanha eleitoral antecipada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
O primeiro deles questiona as viagens feitas pelo presidente do banco, Pedro Guimarães, para conhecer a estrutura do órgão ou inaugurar agências e que "estariam sendo utilizadas para aproximar o presidente do banco de empresários e políticos locais, agendas muitas vezes compartilhadas pelo presidente da República".
Kokay pede ao ministério da Economia a agenda completa de Guimarães desde janeiro de 2019, incluindo o motivo das viagens e os valores pagos pelo banco em diárias, passagens e outras despesas relacionadas.
Até junho deste ano, o presidente fez uma viagem a cada 6,7 dias, segundo um levantamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo. Muitas dessas são para inaugurar obras em regiões de baixa adesão ao bolsonarismo.
No segundo requerimento, a parlamentar quer saber o motivo do sigilo sobre o cachê pago a Andraus Araújo Lima, conhecido como Cuiabano Lima. O locutor de rodeio popular entre os apoiadores do presidente que foi contratado para estrelar a campanha nacional da Caixa sobre o auxílio emergencial.
Em maio deste ano, Lima participou de ato pró-governo em Brasília, para o qual diz não ter recebido dinheiro. "O conjunto de fatores ora destacados, aliado à proximidade com o presidente da República, dificulta a identificação clara dos contornos que envolvem a questão, sobretudo quanto à utilização do aparato estatal e dos recursos públicos para propagandas eleitorais antecipadas, em expressa afronta ao patrimônio público e aos princípios da impessoalidade e moralidade pública", disse Kokay em nota.
(*Com informações do Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.