Topo

Esse conteúdo é antigo

PDT entra com nova ação na PGR a favor da interdição de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem declarado que, sem voto impresso, não haverá eleições em 2022 - Adriano Machado/Reuters
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem declarado que, sem voto impresso, não haverá eleições em 2022 Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/08/2021 11h25Atualizada em 10/08/2021 11h37

O PDT entrou com uma nova ação junto à PGR (Procuradoria-Geral da República) para pedir a interdição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o partido, a motivação toma como base os "novos acenos de Bolsonaro ao autoritarismo" e é representada pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes e pelo líder nacional da sigla, Carlos Lupi.

"Não aceitaremos qualquer ameaça a democracia!", declarou a legenda em uma publicação compartilhada na manhã de hoje, no Twitter, feita para anunciar a medida.

Uma primeira ação no mesmo sentido havia sido protocolada pelo partido em março deste ano e teve como intenção "frear a conduta genocida" de Bolsonaro durante a pandemia.

Ontem, em entrevista ao programa de Pedro Bial na TV Globo, Ciro Gomes disse que em 1993 pediu a cassação e a prisão de Bolsonaro. Na época, o presidente era deputado federal e Ciro governador do Ceará.

Ele sempre foi um cara ligado a tortura, ao banditismo institucionalizado e as milícias
Ciro Gomes

Bolsonaro acompanha desfile de tanques de guerra

Na manhã de hoje, o presidente acompanhou a passagem do desfile de tanques de guerra em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. O ato ocorreu horas antes da votação na Câmara dos Deputados da PEC (proposta de emenda constitucional) que determina o voto impresso no Brasil.

A pauta é defendida pelo chefe do Executivo federal, que alega haver fraudes no sistema do voto eletrônico. Mesmo afirmando em diversas oportunidades que teria como provar que as supostas ilegalidades ocorreram nas eleições presidenciais de 2014 e 2018, Bolsonaro não apresentou provas.

Diante das ameaças à democracia realizadas por Bolsonaro, o PDT informou que pretende abrir uma nova ação também no Ministério Público após a convocação do desfile de militares na Esplanada.

No dia em que a sociedade precisa se reunir para dizer não ao voto impresso, Bolsonaro convoca desfile de militares com tanques de guerra na Esplanada. O PDT abrirá ação no Ministério Publico. Não aceitaremos qualquer ameaça!
PDT