Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que Roger Moreira divulga fake news e dispara: 'Inútil há 30 anos'

Retrato de Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, foi criticado pelo ex-presidente Lula - Lucas Lima/UOL
Retrato de Roger Moreira, vocalista do Ultraje a Rigor, foi criticado pelo ex-presidente Lula Imagem: Lucas Lima/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/08/2021 11h36Atualizada em 19/08/2021 14h08

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou um texto ontem em seu site chamando o cantor Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor, de "inútil há mais de 30 anos" e acusou o músico de disparar notícias falsas contra o político. O vocalista rebateu o texto e chamou o ex-presidente de "o maior mentiroso do mundo" e "bandido".

Inútil há mais de 30 anos, Roger Moreira, vocalista da banda Ultraje a Rigor, finalmente conseguiu voltar a ter alguma visibilidade na mídia. Não devido à sua música: Roger passou a ser lembrado pelas agências de checagens de fake news da grande mídia como disseminador de mentiras sobre a covid-19. Esse não é, porém, o único assunto sobre o qual Roger mente: ele vive de divulgar fake news em apoio a [Jair] Bolsonaro (o rei da mentira) e contra Lula. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Segundo o texto, a canção "Inútil" da banda é "a que melhor o define: 'a gente somos inútil'". Na manifestação, o cantor é chamado de "apoiador bolsonarista de primeira hora".

"Roger, aquele que admite na mesma música que não sabe escolher presidente, se dedica atualmente a tuitar mentiras a respeito da recepção de Lula em sua viagem pelo Nordeste (são ao menos 3 fake news sobre o assunto nas postagens entre hoje e ontem, incluindo distorções de falas, vídeos antigos e vídeo falso de supostas vaias a Lula em restaurante)."

A postagem destaca que a passagem do petista pelo nordeste está deixando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus "comparsas acuados".

"Com medo, eles mentem, divulgam montagens e inundam as redes de notícias falsas requentadas de quatro anos atrás", declara o texto, que afirma que Roger tem a mesma estratégia de Bolsonaro: a mentira.

O texto ainda destaca que o cantor divulga fake news contra os governos petistas e sobre a imprensa desde 2014 e foca em "explicar os crimes de Bolsonaro, defendendo a prática da rachadinha".

"Sua conta de Twitter, aliás, é uma vitrine de exposição de mentiras de todos os tipos, desde aquelas sobre a covid-19 até ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal). O cantor segue a boiada de fake news de Bolsonaro, que se intensificou a partir de junho, quando as pesquisas eleitorais passaram a trazer Lula como líder isolado nas intenções de voto para presidente. Entre muitas outras fake news, ele já soltou vídeo falso com fala de Lula desacelerada para simular embriaguez, compartilhado por Milton Neves", finaliza o texto.

Ainda ontem, Roger rebateu o texto no Twitter e chamou o ex-presidente de "o maior mentiroso do mundo".

"Justo o maior mentiroso do mundo vindo falar de mim como disseminador de fake news. Eu saio às ruas normalmente, bandido. Quero ver você sair na rua, Lula", escreveu.