Topo

Esse conteúdo é antigo

Fux cita 'complexidade política' como desafio do STF durante presidência

Do UOL, em São Paulo

22/09/2021 15h10

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux apresentou hoje ao abrir a sessão um balanço do primeiro ano dele no comando da Corte, que disse ter sido gratificante e desafiador.

"A missão de presidir a Suprema Corte brasileira tem sido desafiadora, especialmente no contexto da pandemia da covid-19 e da complexidade do ambiente político", disse ele. "Para além da crise sanitária que vivenciamos, a atual conjuntura trouxe reflexos político-institucionais e socioeconômicos, que têm testado o vigor das nossas instituições políticas".

Fux afirmou ainda que, dentro deste contexto, o Supremo têm agido de forma altiva, estável e coesa. "A democracia deriva do dissenso institucional e não da discórdia visceral e caos generalizado", declarou.

Mesmo diante de todo o sofrimento vivenciado pelo povo brasileiro nesse período de pandemia, inúmeros desafios políticos e institucionais, nunca houve e haverá qualquer espaço para desânimo por parte desse tribunal. Porquanto sigamos conscientes e firmes no nosso propósito, de salvaguardar o regime democrático e higidez do texto constitucional, qualquer seja o preço politico que tenhamos que pagar.

O magistrado disse ainda que a democracia é "inegociável".

"Neste próximo ano de gestão, continuaremos a nossa caminhada com independência, diligência e comprometimento, no labor pela melhoria dos serviços prestados ao país sem prejuízo de velarmos dia após dia, pelas instituições que nos fazem republicanos e pela nossa inegociável democracia brasileira", concluiu.