Fux cita 'complexidade política' como desafio do STF durante presidência
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux apresentou hoje ao abrir a sessão um balanço do primeiro ano dele no comando da Corte, que disse ter sido gratificante e desafiador.
"A missão de presidir a Suprema Corte brasileira tem sido desafiadora, especialmente no contexto da pandemia da covid-19 e da complexidade do ambiente político", disse ele. "Para além da crise sanitária que vivenciamos, a atual conjuntura trouxe reflexos político-institucionais e socioeconômicos, que têm testado o vigor das nossas instituições políticas".
Fux afirmou ainda que, dentro deste contexto, o Supremo têm agido de forma altiva, estável e coesa. "A democracia deriva do dissenso institucional e não da discórdia visceral e caos generalizado", declarou.
Mesmo diante de todo o sofrimento vivenciado pelo povo brasileiro nesse período de pandemia, inúmeros desafios políticos e institucionais, nunca houve e haverá qualquer espaço para desânimo por parte desse tribunal. Porquanto sigamos conscientes e firmes no nosso propósito, de salvaguardar o regime democrático e higidez do texto constitucional, qualquer seja o preço politico que tenhamos que pagar.
O magistrado disse ainda que a democracia é "inegociável".
"Neste próximo ano de gestão, continuaremos a nossa caminhada com independência, diligência e comprometimento, no labor pela melhoria dos serviços prestados ao país sem prejuízo de velarmos dia após dia, pelas instituições que nos fazem republicanos e pela nossa inegociável democracia brasileira", concluiu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.