Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro Gomes critica Lula por fala sobre 3ª via: 'novo tipo de negacionismo'

Ciro Gomes diz que declaração de Lula "nega a política" - Kleyton Amorim/UOL
Ciro Gomes diz que declaração de Lula "nega a política" Imagem: Kleyton Amorim/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/09/2021 11h58

Provável candidato do PDT para as eleições presidenciais de 2022, Ciro Gomes criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por uma declaração relacionada à chamada terceira via para as eleições de 2022.

Em entrevista à Rádio Capital de Cuiabá, Lula referiu-se à parte da mídia para criticar a "procura" por um candidato forte para rivalizar com ele e com o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). Em tom de ironia, o petista disse que a situação lembra um vestibular.

Um trecho resumido da declaração foi publicado no perfil oficial de Lula e irritou Ciro Gomes. Para o pedetista, a fala é um "novo tipo de negacionismo" e prejudica o "debate e a disputa de ideias".

Na entrevista, Lula direcionou as críticas ao que chamou de "procura" por uma terceira via, dizendo ser favorável à pluralidade de candidaturas no primeiro turno das eleições. Ele elogiou o PSDB por fazer prévias.

A expressão "terceira via" ganhou popularidade no cenário político ao ser utilizada para se referir a uma eventual aliança de diversos partidos em torno de uma candidatura com força para rivalizar com Bolsonaro e com Lula.

A discussão ocorre em um momento de intensa movimentação visando as eleições de 2022. Diversos nomes da direita, como os ex-ministros Sergio Moro (sem partido) e Luís Henrique Mandetta (DEM), o apresentador José Luiz Datena (PSL) e os governadores tucanos Eduardo Leite e João Doria tentam viabilizar uma candidatura.

Ao mesmo tempo, Ciro Gomes tenta se colocar na disputa como uma alternativa da esquerda à polarização, mostrando-se aberto a alianças com setores da direita. No último fim de semana, por exemplo, Ciro participou ao lado de Mandetta e do senador Alessandro Vieira (Cidadania) de um debate na GloboNews para discutir o processo eleitoral de 2022.

Lula diz que Ciro está se isolando

Durante a entrevista à Rádio Capital, antes da manifestação de Ciro Gomes no Twitter, Lula disse que o tom recente tem levado o pedetista para o isolamento.

"O comportamento do Ciro está o levando para o isolamento. Não sei quem ele está querendo agradar neste instante, se está querendo herdar os possíveis votos que Bolsonaro vai perder. Mas é um problema dele. Em política a gente colhe o que a gente planta. Eu acho que o Ciro está agindo equivocadamente, no meu ponto de vista, mas ele acha que tem que bater e é compreensível", disse.

Ciro Gomes chegou a ser ministro da Integração durante o primeiro mandato de Lula na presidência, entre 2003 e 2006.