Secretário do governo Bolsonaro é demitido após voltar de viagem para Dubai
Felipe Cruz Pedri foi exonerado do cargo de Secretário de Comunicação Institucional da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social) do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A demissão foi confirmada hoje no DOU (Diário Oficial da União).
A decisão ocorre logo após a volta de Pedri, que estava nos Emirados Árabes para a Expo Dubai, ao Brasil. Entre 28 de setembro e 5 de outubro, o então secretário teria utilizado R$ 13,3 mil em sete diárias durante a viagem, segundo dados oficiais divulgados pelo governo.
Oficialmente, a Secom não deu justificativa para a exoneração de Pedri. No DOU, a ordem para demiti-lo é válida a partir de 14 de outubro de 2021. O UOL entrou em contato com secretaria e aguarda resposta.
Quem é Felipe Pedri?
Nas redes sociais, o agora ex-secretário se descreve como publicitário e ativista e integra o movimento de direita no Brasil, com apoio a Bolsonaro e seguidor da filosofia Olavo de Carvalho.
Influenciado por essas e outras figuras de direita, Pedri foi um dos autores do manifesto do Aliança pelo Brasil, lançado em 2019 com o objetivo de abrigar o presidente Bolsonaro, que está sem partido desde a saída do PSL.
No entanto, o Aliança não conseguiu se viabilizar como partido e muito dificilmente poderá participar do pleito de 2022. Nesse cenário, Bolsonaro já declarou que a chance de formar a sigla "é zero".
Pedri é bastante ativo no Twitter, mas ainda não comentou a demissão. Além disso, a página do Instagram dele, que consta como link no perfil da rede social de mensagens curtas, está desativada.
Foi assessor de Flavio Bolsonaro
Em abril de 2020, o ex-secretário foi exonerado de outro cargo. Na época, ele era assessor especial do gabinete do então ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, desde o início do governo Bolsonaro.
Cinco dias depois, Pedri foi nomeado como assessor parlamentar do gabinete do senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ). Antes do emprego com Braga Netto e com o filho do presidente, Pedri já havia trabalhado para Onyx Lorenzoni na Câmara dos Deputados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.