Topo

Esse conteúdo é antigo

Prévias tiraram PSDB de uma posição de discrição, diz presidente do partido

Araújo sobre prévias: "Eleição que não tem disputa é confraria. E as prévias com certeza não são uma confraria" - Iwi Onodera/UOL
Araújo sobre prévias: 'Eleição que não tem disputa é confraria. E as prévias com certeza não são uma confraria' Imagem: Iwi Onodera/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/11/2021 08h31

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, avaliou que a realização das prévias para definir o candidato que irá concorrer à presidência da República tiraram o partido "de uma posição de discrição" e que ser cabeça de chapa ou vice dependerá da "competência e qualidade" de quem ganhar a disputa, marcada para domingo.

Em entrevista ao jornal O Globo, Araújo falou sobre a exposição que as prévias trouxeram ao partido. Nas últimas semanas, os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tem protagonizado embates duros.

Embora oficialmente as campanhas ainda falem em apoio irrestrito ao vencedor, membros da legenda consideram isso cada vez mais distante, segundo apurou o UOL. O ex-senador Arthur Virgílio (AM) também é candidato, mas não está envolvido nas brigas e deve apoiar o ganhador. O presidente do PSDB não revelou em quem votará no domingo.

"Disputa não é distribuição de beijos e abraços. Disputa política é passionalidade pura. Eleição que não tem disputa é confraria. E as prévias com certeza não são uma confraria. É claro que, a partir de domingo, o partido vai ter que mostrar um grau de maturidade para construir uma unidade interna", diz Araújo.

Questionado sobre as chances de o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) ser vice do candidato tucano, ele afirmou que todas as composições que estejam distantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) "serão objeto de abordagem e conciliação a partir de domingo".

Araújo também mencionou diálogos "próximos e consistentes" com o União Brasil e o MDB, além de conversas com o Podemos, Cidadania, PV e Novo. "O União Brasil talvez seja o player mais importante na consolidação de alianças que possam colocar um candidato no segundo turno com Lula ou Bolsonaro."

Ele também foi instado a comentar a possibilidade de uma chapa formada por Lula e pelo ex-governador Geraldo Alckmin, que deve deixar o PSDB.

Esta foi uma avaliação feita pelo governador Geraldo Alckmin, que tem experiência para fazer essas avaliações. Como presidente do PSDB, quero dizer que isso não tem nada a ver com a história política do partido. A história PSDB é segregada do Partido dos Trabalhadores Bruno Araújo, presidente do PSDB

Prévias do PSDB

O partido estabeleceu regras diferentes para a votação de domingo. Os filiados foram divididos em quatro grupos distintos o que acaba dando mais força a certos representantes.

  • Governadores, vices, ex-presidentes, presidente, senadores e deputados federais: 25%
  • Prefeitos e vices: 25%
  • Vereadores (12,5%) e deputados estaduais (12,5%): 25%
  • Filiados: 25%

A votação deverá ser feita por aplicativo em todo o país e presencialmente em Brasília para os políticos com mandato, em uma grande convenção tucana. Entre os mandatários, todos os quase 50 medalhões (governadores, vices, senadores, deputados federais e ex-presidentes) se inscreveram, assim como todos os deputados estaduais.