Topo

Esse conteúdo é antigo

'Acontece o tempo todo', diz Mourão sobre tentativas de hackear SUS e Saúde

Vice-presidente Hamilton Mourão em Brasília -
Vice-presidente Hamilton Mourão em Brasília

Colaboração para o UOL, em Brasília

10/12/2021 10h56

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) falou que tentativas semelhantes aos ataques de hackers contra os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS, que ocorreram nesta madrugada, acontecem "o tempo todo", mas que o governo se prepara para isso.

"A gente tem que estar se defendendo todo santo dia, isso acontece o tempo todo. Às vezes, quando o cara consegue uma entrada que atinge algum setor, ele obtém dados que são vitais, mas todo dia a gente está se defendendo", falou em conversa com jornalistas na manhã de hoje.

Em nota oficial, a pasta da saúde usou o termo "incidente", mas o ministro Marcelo Queiroga confirmou que foi um ataque cibernético.

"Uma atitude criminosa, né, de um hacker. Está sendo investigada pela Polícia Federal e pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado e, assim que tiver alguém culpado, será exemplarmente punido", declarou o ministro Marcelo Queiroga, à GloboNews, em Belo Horizonte.

Certificado de Vacinação indisponível

Usuários comentaram nas redes sociais que os seus dados de vacinação também sumiram do aplicativo ConecteSUS.

O aplicativo ainda está disponível, mas não é possível acessar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Uma mensagem no app informa: "Aguarde até 10 dias úteis para que seu registro de vacina apareça no ConecteSUS".

A invasão

O ataque contra os dois sites ocorreu nesta madrugada e ambos seguem fora do ar até a última atualização desta reportagem. O Ministério da Saúde informou que alguns sistemas foram comprometidos e que acionou a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso.

Na madrugada de hoje, o grupo Lapsus$ Group assumiu a autoria da ação criminosa. Segundo mensagem exibida nos portais, o Ministério sofreu um ataque de ransomware e "50 TB de dados foram copiados e excluídos".

O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Geralmente o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um resgate.