Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro desdenha de agressões a jornalistas na Bahia: 'Só cascata'

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 20h50

O presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou as agressões cometidas por seguranças e apoiadores a equipes de reportagem que cobriam a visita do mandatário em Itamaraju (BA), região atingida por fortes chuvas, no último domingo (12). Bolsonaro classificou o tumulto de "só cascata".

A imprensa agora está acusando que o meu pessoal ofendeu jornalistas lá na Bahia. Quem ofendeu? Mostra as imagens. Porque a mulher da Globo deu pancada num colega meu lá da segurança lá [risos]. Só isso e mais nada. Agora, cadê? Fez corpo de delito? Não fez nada, pô. Só cascata. Presidente Jair Bolsonaro durante fala a apoiadores, no Palácio da Alvorada

Segundo relatos, os repórteres da TV Bahia, afiliada da Globo, e da TV Aratu, afiliada do SBT, tentaram se aproximar para entrevistar Bolsonaro, mas a equipe de segurança, formando uma espécie de "paredão", agiu para impedir a aproximação das duas equipes.

A repórter Camila Marinho foi agarrada pelo pescoço por um segurança, como num golpe de de "mata-leão". Outro segurança tentou impedir que os jornalistas apontassem os microfones em direção a Bolsonaro.

Ao ser tocado pelos microfones, um segurança ameaçou: "Se bater de novo vou enfiar a mão na tua cara. Não bata em mim, não batam em mim". Um apoiador do presidente puxou os microfones.

Após a confusão, a assessoria de imprensa da Presidência acolheu os repórteres dos dois veículos e um dos integrantes da segurança pediu desculpas pelo que havia ocorrido.

Em nota, a TV Globo condenou as agressões aos profissionais das duas emissoras.

Se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas. TV Globo, em comunicado

o SBT noticiou, mas não condenou o ataque aos seus repórteres.