Topo

Assessores do Podemos distribuem adesivos com a foto de Sergio Moro

Adesivo de carro com o rosto de Moro - Lucas Valença/UOL
Adesivo de carro com o rosto de Moro Imagem: Lucas Valença/UOL

Lucas Valença

Do UOL, em Brasília

17/12/2021 18h08Atualizada em 17/12/2021 18h08

Assessores e deputados federais do Podemos distribuíram hoje (17) nos gabinetes parlamentares da Câmara adesivos de carro com a foto do pré-candidato à presidência pelo partido, Sergio Moro. Além do rosto do ex-juiz, o adesivo traz também a frase "Moro: Brasil justo para todos".

Segundo a assessoria do Podemos, os objetos "são sobras" que acabaram não sendo distribuídas no ato de filiação de Moro, ocorrido em 10 de novembro.

O partido também disse que não há nenhuma "distribuição ostensiva" dos adesivos, e que não há "nenhuma organização de distribuição".

Segundo o advogado especialista em direito eleitoral Renato Ribeiro de Almeida, a distribuição não configura, pela atual jurisprudência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), campanha antecipada.

"Para a gente configurar campanha antecipada são necessários alguns requisitos, especialmente cargo, nome, número, ou algo que tenha alusão direta às eleições, o que nesse caso não há", afirmou.

O jurista também afirmou que, em seu entendimento, há uma "alusão implícita" do panfleto à candidatura, mas o entendimento atual da Corte exige que haja alguma referência mais explícita, como o cargo almejado —no caso de Moro, a Presidência da República.