Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro concede honraria a prefeita italiana de direita que o homenageou

Em novembro, Bolsonaro recebeu homenagem da prefeita italiana Alessandra Buoso - Presidência da República
Em novembro, Bolsonaro recebeu homenagem da prefeita italiana Alessandra Buoso Imagem: Presidência da República

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 16h57

O presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul para Alessandra Buoso, prefeita da cidade italiana de Anguillara Vêneta, terra natal de um bisavô de Bolsonaro. Em novembro, durante visita oficial de Bolsonaro à Itália, Buoso homenageou o brasileiro com o título de cidadão honorário da cidade, o que gerou forte oposição local.

A prefeita Buoso é ligada ao partido Liga Norte, de extrema direita, o mesmo do do senador Matteo Salvini, aliado de Bolsonaro.

Bolsonaro esteve na Itália em novembro para participar de uma cúpula do G20, em uma passagem marcada por protestos e violência contra jornalistas. Bolsonaro também não acompanhou os demais líderes do G20 em uma foto na Fontana di Trevi.

A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira para cidadãos estrangeiros. A concessão da honraria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (22).

Além de Buoso, o deputado Dimitri Coin, também da Liga Norte, recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul de Bolsonaro nesta quarta-feira.

Ainda receberam a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul outros italianos que participaram da viagem oficial de Bolsonaro ao país.

Nicola Borotto e Emanuele Tessari teriam auxiliado a viabilizar a visita do presidente brasileiro à Basílica em Pádua, segundo o jornal Corriere del Veneto.

A visita de Bolsonaro à Basílica também foi motivo de controvérsia. Em nota emitida em novembro, a diocese de Pádua sinalizou que não estava disposta a receber Bolsonaro de forma oficial, como antecipou o colunista do UOL Jamil Chade.

Borotto e Tessari, que estiveram em evento de homenagem a Bolsonaro promovido pela prefeita Buoso, fazem parte da Villa Arca del Santo, ligada à Basílica de Pádua.

Também aparece na lista de homenageados a italiana Ariana di Biase. Na rede social Linkedin, Arianna informa que participou de "atividades de coordenação entre a Presidência Italiana do Conselho de Ministros e a Delegação Brasileira que participa das reuniões de Ministros do G20".