Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado bolsonarista diz ter sofrido tentativa de homicídio no CE

Deputado André Fernandes (Republicanos-CE) disse ter sido vítima de tentativa de homicídio - Reprodução/Twitter/andrefernm
Deputado André Fernandes (Republicanos-CE) disse ter sido vítima de tentativa de homicídio Imagem: Reprodução/Twitter/andrefernm

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

08/02/2022 16h56

O deputado estadual André Fernandes (Republicanos-CE), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), disse ter sido vítima de uma tentativa de homicídio na noite de ontem, em Solonópole, a cerca de 230 km de Fortaleza. O parlamentar afirma que o carro dele foi alvejado por vários disparos. A Polícia Civil do Ceará investiga o caso.

Segundo informou o parlamentar, nas redes sociais, uma motocicleta se aproximou do carro onde estava com outras pessoas e efetuou seis ou sete disparos. Um dos tiros atingiu o pneu e outro, o vidro traseiro do veículo. Ninguém ficou ferido.

Acabei de sofrer uma tentativa de homicídio! Uma motocicleta nos acompanhou e efetuou aproximadamente 7 disparos no meu veículo. Um dos tiros atingiu o pneu, mas andamos vários kms mesmo com o pneu furado. Foi uma fuga intensa! André Fernandes, nas redes sociais

Nas mensagens, Fernandes também diz que vem recebendo várias ameaças de mortes e critica o governador do estado, Camilo Santana (PT), que, segundo ele, nega o direito de ter seguranças.

"Registrei o BO na Delegacia de Iguatu. Meu assessor que estava comigo, está assustado! Minha família está com medo! O Governador continua negando o meu direito de ter seguranças, mesmo com as inúmeras ameaças que venho recebendo. A quem interessa a minha morte?", completou, em seguida.

No Twitter, Santana não rebateu a fala do deputado, mas disse que determinou a "rigorosa investigação no caso de tiros disparados contra o veículo do deputado André Fernandes, que era blindado, não chegando a ter vítimas feridas. O caso será devidamente apurado".

Ao UOL, a SSPDS (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social) disse que Polícia Civil "investiga uma ocorrência registrada pelo deputado estadual André Fernandes" e "realiza diligências para elucidar os fatos".

Deputado já se envolveu em polêmicas

Eleito nas eleições de 2018, Fernandes ficou conhecido principalmente nas redes sociais com vídeos humorísticos em que pedia o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e fazia campanha para o presidente Jair Bolsonaro.

A sua gestão é marcada por polêmicas: no ano passado, por exemplo, foi conduzido à delegacia por descumprir decreto sanitário de combate à covid-19 em Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Fernandes e um grupo de pessoas foram convidados a deixar o mar, mas o político se recusou, convidou o guarda municipal a ir 'buscá-lo' e disse que tinha imunidade parlamentar.

Ele também foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar a jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello em R$ 50 mil após acusar a profissional de trocar sexo por informações que prejudicam o presidente Jair Bolsonaro.

Leia a nota na íntegra

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga uma ocorrência registrada pelo deputado estadual André Fernandes, na noite dessa segunda-feira (7), em uma estrada, no município de Solonópole - Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20) do Ceará.

Um procedimento policial foi instaurado na Delegacia Regional de Iguatu. A Polícia Civil realiza diligências para elucidar os fatos.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.