Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão avalia candidatura ao Senado e diz que Braga Netto seria um bom vice

Mourão disse que ainda não sabe se candidatura será lançada pelo Rio de Janeiro ou pelo Rio Grande do Sul - Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo
Mourão disse que ainda não sabe se candidatura será lançada pelo Rio de Janeiro ou pelo Rio Grande do Sul Imagem: Mateus Bonomi/Agif - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/02/2022 12h20Atualizada em 09/02/2022 12h56

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) avaliou hoje, em entrevista à CNN Brasil, que o atual ministro da Defesa, Walter Braga Netto, seria um bom vice para a chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022. Ele também disse que avalia se candidatar ao Senado nas eleições de outubro, mas ainda não sabe se pelo Rio de Janeiro ou pelo Rio Grande do Sul.

Mourão afirmou que decidirá sobre a possibilidade de se candidatar a senador "nos próximos 15 ou 20 dias". De acordo com ele, há conversas sendo mantidas com partidos que o querem como filiado: "Tenho que avaliar. Depende do estado que eu for concorrer, do candidato ao governo do estado (pelo partido). Ninguém concorre sozinho."

Já sobre Braga Netto, Mourão afirmou que o ministro "tem um excelente relacionamento com o presidente Bolsonaro e é extremamente capacitado para ser o novo vice-presidente". Porém, segundo o vice-presidente, ainda não é possível confirmar a composição da chapa que buscará a reeleição. "Existem indícios, mas indícios são indícios."

Em entrevista concedida no fim de 2021 à GloboNews, Mourão disse que Bolsonaro já deu a ele "sinalização de que gostaria de outra pessoa (na vice-Presidência)", mas que nunca havia lhe dito claramente que não queria formar uma chapa com ele em outubro.

No fim de janeiro, em entrevista à TV Record, Bolsonaro disse que o vice da chapa em busca da reeleição seria anunciado "aos 48 minutos do segundo tempo".

Em uma outra entrevista, concedida em julho de 2021 à rádio Arapuan FM, da Paraíba, Bolsonaro disse que Mourão foi escolhido "em cima da hora" e, por vezes, atrapalha "um pouco" o governo.

Considerado "independente" do governo por Bolsonaro, Mourão é alvo de críticas do presidente, que já chamou o vice de palpiteiro por declarações à imprensa. O general também já fez lamentações públicas sobre se sentir escanteado em Brasília.