Topo

Esse conteúdo é antigo

Lira prega união com Senado para iniciar debate sobre semipresidencialismo

Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) - Waldemir Barreto/Agência Senado
Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

10/02/2022 17h56Atualizada em 10/02/2022 18h19

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse hoje que uma união com o Senado, chefiado por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seria benéfica para avançar as votações de alguns temas este ano. Dentre os assuntos citados estão o semipresidencialismo e o preço dos combustíveis.

"Há um assunto que eu queria chamar a atenção de vocês, que a Câmara vai propor e tentar unir com o Senado", falou em conversa com jornalistas. "Queremos pegar março, abril, maio e junho para discutirmos o semipresidencialismo —sem pressão de votação, sem texto pronto, para que a gente possa deixar qualquer texto para ser votado com o Congresso novo", explicou.

A sugestão do presidente da Câmara é de que, se aprovada, a mudança do sistema político no Brasil seja implementada apenas em 2030, para "tirar o debate dessa eleição [de 2022]".

Lira já defendeu o semipresidencialismo no Brasil algumas vezes. O modelo de governo é utilizado em nações como França, Portugal e Egito, consistindo em uma representação política um pouco mais descentralizada do presidente.

Nesta forma de governo, o poder é dividido entre um presidente, um primeiro-ministro e um conselho de ministros, comumente chamado de gabinete.

PEC dos combustíveis

Para Lira, é preciso ter união entre Câmara e Senado também para tratar da chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos combustíveis. Pacheco tem expectativa de iniciar a votação entre os deputados na semana que vem.

"Na nossa visão, se o PLP [Projeto de Lei Complementar] for aprovado em 2022 causará mais efeitos benéficos à população, porque contaria uma média dos anos 2019 e 2020, com preços menores", explicou.

"Quando vai pegar a média de 2020 e 2021, temos o ápice da pandemia e não teria tanto efeito", falou. Segundo o presidente da Câmara, o Senado poderá alterar essa parte da proposta.